EletrobrasAC melhora fornecimento de energia no Juruá

EletrobrasAC melhora fornecimento de energia no Juruá

Enviado pela EletrobrasAc

Atendendo ao Plano de Atendimento 2015, demandado pela Eletrobras Distribuição Acre, uma série de medidas estão sendo implementadas pela empresa DR-Guascor, responsável pela geração de energia no Vale do Juruá, para a melhoria na qualidade dos serviços prestados na região.  Entre as ações realizadas estão à aquisição de novos equipamentos, contratação de estudos para ajustes no sistema de proteções e ganhos de eficiência operacional e a revitalização de geradores.

Para aumentar a potência efetiva na geração de energia, foi instalado um grupo gerador com potência de 1250 KW  em Cruzeiro do Sul, no mês de fevereiro. Além disso, para a revitalização dos equipamentos com desgaste natural acentuado,  foram instalados outros três motores novos e dois revitalizados, sendo três novos em Cruzeiro do Sul, um revitalizado em Feijó e um quinto revitalizado no município Jordão.

A instalação de um novo filtro prensa com capacidade de vazão de 16500 litros/hora  e a construção de uma linha paralela de alimentação de combustível do Parque Térmico, garantirão que o  mesmo não seja prejudicado por impurezas (água, partículas sólidas em suspensão, borras, etc.), resultando no aumento da confiabilidade do sistema.

Além das medidas já implementadas, estão previstas ainda para este ano a aquisição e a implantação de dois grupos geradores novos para Cruzeiro do Sul, a aquisição de cinco motores novos, que serão distribuídos nas usinas de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Manoel Urbano, a conclusão e implantação da segunda etapa dos estudos que permitirão os ajustes para coordenação da proteção do sistema de Cruzeiro do Sul e nas demais usinas, permitindo reduzir a quantidade de desligamentos das usinas, e o avanço com o programa de revitalização  de grupos geradores.

De acordo com o presidente da Eletrobras Distribuição Acre, Joaquim Rolim, as medidas fazem parte dos esforços da Concessionária para melhoria no fornecimento de energia em todo o Estado. “As medidas já implementadas e as demais desenvolvimento, sem sombra de dúvidas, deverão ajudar a melhorar ainda mais os resultados e a qualidade dos serviços prestados na região do Juruá”, comentou Rolim.

eletrobrasac1
Foto: Novo sistema de filtragem para evitar impurezas no óleo combustível.
2 - Geradores
Foto: Foram instalados (3) três geradores novos e outros 3 (três) foram reformados