Eraldo, produtor de Sena, mostra como melhorou de vida

Eraldo, produtor de Sena, mostra como melhorou de vida

 

Exemplo serve para o Antônio, da farinha, e outros, que precisam apenas de um ‘empurrãozinho.’

J R Braña B. –

 

AgGov
Leônidas Badaró

Produtor de Sena Madureira se especializa no cultivo de banana

Vontade de produzir, assistência técnica, apoio no transporte e na comercialização. Todos esses ingredientes resultam no aumento da produção agrícola no Estado. Um bom exemplo dessa parceria entre produtores e governo vem de Sena Madureira.

O agricultor Eraldo Nunes Meireles há 15 anos produz bananas. Às margens do Rio Purus, o produtor rural tem cerca de 40 hectares plantados da fruta. A cada duas semanas a produção de banana comprida, prata e maçã chega a três mil cachos. Os tempos hoje são de prosperidade. Mas nem sempre foi assim.

Meireles conta que chegou a perder a produção por falta de apoio na comercialização. “Já foi muito difícil. Sempre produzi muito. Só que não tinha para quem vender. Só havia duas opções: vender muito barato ou deixar a banana se estragar”, explica.

Como o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), o produtor passou a ter apoio para comercializar a banana. Hoje, ele entrega sua produção da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) e também é beneficiado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Graças ao incentivo do governo, já consegui financiar um caminhão para transportar os produtos. Com a produção de banana consigo saldar todos meus compromissos”, afirma.

Roosevelt Matos, coordenador do Departamento de Logística de Produção na Seaprof,  fala da satisfação em comprovar o crescimento dos produtores rurais. “Intensificamos esse trabalho de apoio ao agricultor para que toda a produção chegue ao mercado consumidor”, enfatiza.

produtor sena