COP-21: senador JV participa em Paris da conferência do clima

COP-21: senador JV participa em Paris da conferência do clima

GP

(…)

Expectativas são positivas pelo resultado da COP

Jorge Viana ressalta a importante inversão de pautas desta edição da Conferência do Clima. Dessa vez, os chefes de estado se reuniram no início do encontro e não ao final, como vinha acontecendo nos anos anteriores. “Diferente de antes, quando eles chegavam ao final do encontro para tentar um acordo, agora eles estiveram na abertura da programação e já deixaram as diretrizes para a negociação do novo protocolo que irá substituir Kyoto”, explicou o parlamentar.

De acordo com Jorge Viana, a posição brasileira tem sido muito elogiada pelos participantes da conferência. “Apesar das cobranças das entidades não-governamentais por causa do aumento do desmatamento em Rondônia, Mato Grosso e Pará. Vale ressaltar que no ano passado o Acre registrou um acréscimo do desmatamento, mas graças a um esforço do governo do Acre, com o secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, e toda equipe, neste ano tivemos uma redução importante neste índice, que foi inclusive elogiada pela ministra Izabella”, destacou Viana.

A expectativa é de que na próxima segunda-feira (07), os governadores Tião Viana (Acre) e Pedro Taques (Mato Grosso) assinem um acordo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente para zerar o desmatamento ilegal nos dois estados.

jv em paris