Perpétua assume secretaria no Ministério da Defesa

A ex-deputada federal Perpétua Almeida é a nova secretária de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa. Sua nomeação foi publicada nesta semana do Diário Oficial da União. Ela substitui Murilo Marques Barboza.

Essa é a primeira que vez que uma mulher ocupa este cargo da Seprod, que tem a função de assessorar o ministro em questões relativas à política nacional de defesa, de indústria de defesa, em ciência, tecnologia e inovação, na criação de novos produtos, entre outras atribuições.

Perpétua está no Ministério da Defesa desde o ano passado, quando assumiu a função de assessora especial do gabinete do ministro. Em 2002, a acreana se elegeu para a Câmara dos Deputados, sendo reeleita em dois pleitos seguidos: 2006 e 2010. Perpétua também exerceu o mandato de vereadora em Rio Branco, para o qual foi eleita em 2000.

Na Câmara, ela teve atuação destacada na defesa da soberania nacional, no fortalecimento das Forças Armadas, na proteção das fronteiras brasileiras e no incentivo à indústria nacional de defesa. Em 2012, assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Em 2013, criou e presidiu, por dois anos consecutivos, a Subcomissão de Projetos Estratégicos das Forças Armadas.

Nos dois últimos anos, a nova secretária recebeu das Forças Armadas diversas condecorações. As premiações foram concedidas pelo relevante trabalho da parlamentar em favor das regiões fronteiriças, proteção da Amazônia e defesa da segurança nacional. Foi ainda líder da bancada do Acre, presidente da Comissão Especial de Políticas de Enfrentamento a Desastres, que criou o Marco Regulatório da Defesa Civil.

Perpétua também coordenou a participação do parlamento brasileiro na Rio+20 e criou o ‘Arboreto das Nações’ onde cada embaixada, presente no Brasil, plantou uma árvore simbolizando a união e o compromisso de cada embaixador(a) com o Brasil.

Nascida no seringal Cruzeiro do Vale (atualmente município de Porto Walter), no estado do Acre, a secretária entrou para o convento das irmãs Dominicanas, em Cruzeiro do Sul/AC, aos 14 anos.  Já adulta, deu continuidade às causas sociais que aprendeu na Igreja, nas ações da militância política. Participou de vários movimentos sociais como as pastorais da juventude e associações de moradores.

Ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, várias associações de moradores e presidiu, por dois mandatos, o Sindicato dos Bancários do Acre.

A solenidade de transmissão de cargo está prevista para a próxima quinta-feira, 14, às 16h, no salão nobre do MD.

perpetua
Perpétua Almeida (Ministério da Defesa)