O que significa a nova ETA de Sena Madureira (v)

O que significa a nova ETA de Sena Madureira (v)

 

J R Braña B.

 

A nova Estação de Tratamento de Água é um marco na saúde de Sena Madureira.

(90 litros de água limpos por segundo e com a recuperação da Eta antiga, esse número vai subir para 120 litros de água por segundo sendo tratada)

É, nas palavras do presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, ‘a mais importante obra do governo na cidade nos últimos quatro anos.’

De todos os projetos em andamento nos 22 municípios do estado, o de Sena foi o mais complicado, para variar… (tudo que é para Sena não pode ser somente difícil…tem que terrivelmente difícil).

Foram muitos vai-e-vem…Desde questionamentos técnicos até obstáculos relacionados a acompanhamentos de execução do projeto, que ficou a cargo de uma empresa de Mato Grosso, com Know-hall em construção de Etas pelo país

-Chegamos a um ponto de desistir do projeto da Eta de Sena – admitiu o presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, que visitou as obras de finalização do projeto no sábado, acompanhado de técnicos do órgão.

-Aqui tínhamos tudo para desistir de fazer a Eta…desistir sempre é a mais fácil decisão, acrescentou David Bussons, um dos técnicos.

-Não desistimos e a obra está pronta…faltam detalhes para inaugurar com a presença do governador – acrescentou Edvaldo.

Os problemas de fornecimento de água de qualidade perturbam a população local desde o começo da década de 70, quando a Sanacre começou atuar no interior.

A alternativa dos moradores de Sena, que hoje tem mais de 40 mil habitantes, foi sempre cavar poços para suprir sua necessidade de água.

Os últimos dados da saúde sobre hepatite e que serviram de tese para o doutorado do médico infectologista Alan Areal na UnB mostram que Sena registra um alto índice da doença.

A nova fase da água levada aos lares de Sena pode aliviar e evitar que esse índice de hepatite avance nos próximos anos.

É a primeira vez, de fato, que Sena consegue erguer uma estação de tratamento de água digna desse nome.
[Imagens de oestadoacre.com]:

A velha estação (está sendo reformada)…assista vídeo abaixo exclusivo com o presidente do Depasa

depasa eta velha

A Nova Eta de Sena Madureira

depasa eta sena4depasa eta sena1 depasa eta depasa eta sena2

A lama retirada da água captada no Rio Iaco

depasa eta lamadepasa eta sujeira.

O resultado do tratamento da água da Nova Eta de Sena e o ORGULHO

depasa agua limpa depasa eta limpa


Vídeo
com o presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães