Sena: Pronatec para os ribeirinhos do Caeté

 

Pronatec é um programa de formação do governo Dilma, que a prefeitura de Sena abraçou e o aplica nas comunidades ribeirinhas do município –  by Maria Lúcia, edição

 

PSM

No rio Caeté, prefeito Mano Rufino participa de lançamento de cursos profissionalizantes do Pronatec

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), participou neste final de semana do lançamento de sete cursos profissionalizantes que atenderão moradores de pelo menos quatro comunidades do rio caeté. Rufino esteve acompanhado dos secretários Jairo Cassiano (Articulação Institucional) e Wanda Motta (Educação), além dos suplentes de vereadores Boa ideia e João do Arco-írs. Os cursos integram a plataforma do Programa Nacional de Apoio ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal e serão executados através de uma parceria entre Ifac, ICMbio e Prefeitura de Sena.

Nessa empreitada, os ribeirinhos serão inseridos nos seguintes cursos: Apicultor, Beneficiador de produtos extrativista, Auxiliar em agroecologia, Avicultor, Açaicultor, Agricultor familiar e fruticultor.

Mano Rufino: “Esses cursos levam conhecimentos e melhoram a qualidade de vida do homem do campo” 

Ao longo do lançamento dos cursos, o prefeito Mano Rufino demonstrou bastante alegria e disse que a iniciativa da presidente Dilma Roossef (PT), contempla os moradores que mais precisam. “O sentimento é de muita felicidade. Recentemente estivemos no rio Purus, onde cinco cursos foram implantados e hoje estamos aqui no rio caeté. Com essa iniciativa, os ribeirinhos se qualificam cada vez mais, podendo melhorar a renda e, por consequência, garantir o sustento de suas famílias. Com isso, agradecemos ao pessoal do Ifac, do ICMbio e principalmente a presidente Dilma Roossef por manter esse programa tão importante que é o Pronatec. Estamos à disposição para continuar ajudando nesse trabalho”, salientou.

Entre os locais contemplados encontra-se a comunidade Guarani. “Trata-se de uma iniciativa muito importante pra nós. Com esses cursos, vamos aprimorar os nossos conhecimentos e melhorar de vida”, comentou a moradora Naira Maria.

A representante do Ifac, Alcilene, ressaltou que o trabalho em parceria é importante no sentido de contemplar os moradores da zona rural. “Esses cursos executados pelo Ifac dão uma dimensão do trabalho que está sendo feito. A meta é ampliar cada vez mais as parcerias para beneficiar um número maior de pessoas”, destacou.

“Esse trabalho vem sendo realizado dentro da reserva Cazumbá e comunidades vizinhas desde 2014. A parceria do Governo Federal, Ifac e Prefeitura é determinante para a ação. Quem ganha com isso é a comunidade”, enfatizou Tiago Juruá, representante do Instituto Chico Mendes para Preservação da Biodversidade (ICMbio).

Os sete cursos implantados irão contemplar 140 alunos do rio Caeté. Na ocasião também foi feita a entrega dos materiais que serão utilizados no decorrer das aulas.

pronatec caeté sena 1 pronatec caeté sena