Desprezado pelo governo PMDB/PSDB Acre procura ajuda nos EUA

Porque, como todo mundo sabe, o atual governo (sic) do Brazil não conhece nem se interessa pelo Brasil –

J R Braña B.

california

AgGov

Na Califórnia, Tião Viana apresenta oportunidades de investimento sustentável no Acre

 

Não se trata apenas de atrair investidores, mas atrair parceiros que trilhem o mesmo caminho que valoriza o ativo ambiental do Acre. Com esta premissa em seu primeiro dia de agenda em São Francisco, na Califórnia (EUA), o governador Tião Viana teve duas importantes reuniões com o Encourage Capital, grupo de investidores que visa mudar a forma como o capital de investimento é usado para resolver problemas ambientais e sociais.

A primeira conversa foi com a área de prospecção de oportunidades de investimentos em cadeias produtivas de baixa emissão de carbono, representada por Ricardo Bayen.

O segundo encontro foi com a área de modelagem de mecanismos inovadores de investimentos em sistemas jurisdicionais de Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação de Floresta com benefícios socioambientais (REDD+), com Heron Blomberg.

Tião Viana falou do modelo de desenvolvimento sustentável e dos potenciais do Acre. Ele apresentou os projetos econômicos das cadeias produtivas de proteína animal, com impacto social e ambiental de alto retorno econômico e que contribuem com a redução do desmatamento pela alternativa de substituição do modelo produtivo em áreas já abertas.

Toda a política econômica do Acre apresentada é também focada em ganhos socioambientais, e isso tem potencializado os diferenciais competitivos do estado amazônico.

“Nós temos o que chamamos de ‘efeito Califórnia, segundo o qual a Califórnia inova nas políticas públicas e é referência para outros estados. E vemos que há também o efeito Acre, quando observamos que o Estado implementa políticas públicas, que outros querem conhecer e reproduzir”, comentou Daniel Nepstad, diretor-executivo do Earth Innovation Institute, organizador da agenda.

Agenda sustentável global

california1

Tião Viana ressaltou que essas reuniões mostram que o Acre está inserido em uma agenda global, e já colhe resultados concretos de investimentos de alto impacto econômico, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

“É muito importante esse diálogo com instituições e grupos tão inovadores. O que queremos são apenas investimentos que tenham compromisso com o que acreditamos e possam gerar mais empregos, potencializando nossa cadeia produtiva, envolvendo especialmente a pequena produção e contribuindo com as demais políticas de redução do desmatamento”, afirmou o governador.

Entre 2014 e 2015, o estado reduziu em 15% sua taxa de desmatamento, e 64% nos últimos 10 anos, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

(…)