Artigo: Hospedagem web: um guia para iniciantes

Por Rodrigo Sposito

Hospedagem web: um guia para iniciantes

Reunimos algumas informações importantes que você precisa como um novo webmaster, a fim de planejar e construir o seu próprio site com êxito. Há três etapas principais que você deve considerar ao criar um site: você tem que escolher um host, um domain name e um aplicativo para criar e gerenciar o conteúdo do seu site.

Como escolher uma hospedagem web?

Escolher uma hospedagem web é a primeira etapa que você deve considerar ao começar o projeto do seu website. A fim de ter o seu site disponível na World Wide Web, você precisa de um lugar onde hospedá-lo. Este lugar é fornecido pelo provedor de hospedagem na web. O web hosting é um serviço que incorpora o espaço onde os arquivos do seu site são armazenados, o tráfego para o seu site, e muitos serviços extras como proteção de firewall, assistência técnica, serviços de e-mail, acesso FTP, registro de domain names, ferramentas de construção de sites e muito mais .

 

Hospedagem web: um guia para iniciantes

 
Para escolher um host para o seu site você tem que considerar algumas questões importantes:

Preço: Eu posso escolher uma hospedagem gratuita? 

Muitos webmasters procuram provedores de hospedagem gratuitos, pelo menos para seu primeiro site. Isso é compreensível – você não sabe comparar serviços de hospedagem e você analisa seus preços. Bem, uma vez que você iniciar um site, você vai ver que existem várias outras coisas que também contam, além do preço. Por exemplo, hosts gratuitos ou muito baratos publicam anúncios em suas páginas da web e não fornecem assistência técnica. Abaixo, listamos alguns dos fatores mais importantes ao escolher onde hospedar seu projeto online.

Feedback dos clientes

Quando você compara provedores de hospedagem que atendam ao seu orçamento e requisitos de tecnologia, faça uma pesquisa e verifique os comentários dos clientes. Há uma abundância de informações no Google, Yahoo ou diretórios de hospedagem especializada. Você certamente vai ver se o provedor é confiável, se as respostas sobre questões de tecnologia são respondidas rapidamente, se atende os números de uptime prometido e se os clientes gostam do serviço. A empresa 1&1, por exemplo, tem bons reviews dos usuários – vá e verifique as opiniões de hospedagem sobre a escolha que fez:

Suporte técnico

Assistência técnica é sempre um item necessário no seu host, pelo menos de vez em quando. Quando você começar a trabalhar no seu site perguntas vão surgir: Como começar; Como fazer upload de arquivos; Como criar uma conta de e-mail, etc.

Às vezes você vai precisar dessas perguntas respondidas o mais rapidamente possível, ou mesmo imediatamente. É por isso que seu host deve fornecer assistência técnica 24 por 7. Suas perguntas técnicas devem ser respondidas dentro de 1-2 horas no máximo. Além da velocidade das respostas, verifique se o suporte é tecnicamente competente. E não vá à procura de suporte por telefone – as linhas de suporte de telefone estão quase sempre ocupadas quando você precisar deles. As empresas mais eficientes usam sistemas online de comunicação, onde você fornece todos os detalhes técnicos necessários para que sua pergunta seja respondida dentro de uma hora ou menos.

Recursos da hospedagem: espaço web

As características dos planos de web hosting estão crescendo constantemente. Em 2003, a cota máxima de espaço em disco por plano de hospedagem era de 5MB. Em 2009, poucos provedores oferecem menos do que espaço ilimitado. No entanto, certifique-se de verificar os termos de uso para obter mais detalhes sobre o que pode ser limitado.