Tijolaço: Preço da liberdade de Lula é ceder à chantagem

# lula

Cada dia fica mais claro essa malandragem…ou Lula abre mão de ser candidato ou não sai da prisão…Esse é o BraZil da justissssssa! – J R Braña B.

lula

Por Fernando Brito, Tijolaço

O preço da liberdade para Lula é a renúncia à candidatura

 

A decisão de Gilmar Mendes de recusar o pedido para que se votasse o mérito das Ações Diretas de Constitucionalidade (ADC)  que impediam prisões antes do trânsito em julgado de sentenças, deixa claro que, enquanto o ex-presidente Lula não aceitar renunciar ao seu direito de se apresentar como candidato à eleições presidenciais, continuará preso em Curitiba.

Está claro que é “questão de honra” para o Judiciário que Lula abra mão ex-officio de seus direitos políticos, sem o que permanecerá inapelavelmente preso.

É, sem meias-palavras, chantagem, não Direito.

Não se iludam com um surto legalista do Supremo Tribunal Federal.

Não há e não haverá.

Não fizeram o golpe para serem derrotados nas urnas.

O “problema” é que as urnas de pouco valerão.

Sem uma disputa limpa, quem ganhar leva menos que o que deveria, porque com parca legitimidade.

Até um liberal, como Cláudio Lembo, o reconhece, dizendo (veja o video abaixo)  que vivemos “uma democracia frágil, uma democracia falsa, uma grande farsa”.

Se Lula vai ceder à chantagem que lhe fazem e encontar uma forma de, com isso, dar “o drible da vaca” nesta imposição espúria, nem eu – e provavelmente, nem ele, a esta altuta – e ninguém pode saber.

Mas podemos saber que uma farsa, em geral, vai terminar em tragédia.