Mais Médicos: profissionais conhecem funcionamento da atenção básica de saúde no Acre

Dando continuidade às apresentações de como funciona a saúde pública no Acre para os médicos que irão trabalhar no Estado por meio do programa Mais Médicos, os profissionais estiveram reunidos com técnicos e gestores em saúde, para entenderem o funcionamento da atenção básica de saúde. A reunião foi realizada no auditório da Receita Federal, na terça-feira, 17.

mais medicos-asdfa435Foram apresentados a Política Nacional de Atenção Básica, e como estão ocorrendo as estratégias em curso no estado e nos municípios acreanos para que essa política seja adotada, além do funcionamento do Conselho das Secretarias Municipais (Cosems), Comissão de Intergestores ‎Bipartiti (CIB), Conselho Estadual de Saúde (CES) e Comissões Intergestores Regionais (CIR).

“Estamos explicando qual é a função do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape) e da Atenção Primária em saúde, para que os novos médicos tenham o conhecimento de todos os protocolos, condutas, referências e padrões para que, quando eles estiverem trabalhando nas suas respectivas unidades de saúde, saibam como tomar todas as medidas instituídas pelo Ministério da Saúde”, destacou a gerente do Dape, Maria Helena.

Para o clínico geral acreano, formado na Universidade de Cades, na Espanha, Tiago das Neves Carvalho, esse é um sonho realizado, pois agora, por meio do programa Mais Médicos, ele irá  trabalhar em sua cidade natal, Rio Branco.

“Já trabalhei em hospitais públicos de Portugal, nas unidades de urgência e emergência. O sistema público de saúde em locais que trabalhei é muito parecido com o SUS do Brasil. Durante as palestras que tive em Brasília e dando continuidade agora no Acre, percebi que o sistema público do Brasil realiza um tratamento de saúde continuada, ou seja, o Ministério da Saúde investe pesado nas ações de prevenção e promoção de saúde, para que, assim, tenham um sistema de saúde não só curativo, mas, sim, de prevenção”, relatou entusiasmado.

Na próxima quarta-feira, 18, os médicos irão visitar unidades de média e alta complexidade de Rio Branco. Na quinta-feira, 18, cada profissional do programa Mais Médicos será encaminhado às localidades onde irá trabalhar.