Coluna Mariano Maciel – DF

Novo rateio do FPE     
Uma nova fórmula para nortear a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) foi apresentada pelo senador Jorge Viana. O projeto muda os critérios para a distribuição do fundo seguindo determinação do STF, que considerou a atual fórmula de distribuição inconstitucional.

* A nova proposta é de interesse do Acre porque impede que o estado deixe de receber cerca de R$ 2,5 bilhões por ano para o custeio de suas despesas.

Discussão do projeto  

O governador Tião Viana convidou o senador Randolfe Rodrigues, que também assina o projeto, para debater o novo rateio do FPE em Rio Branco, ainda este mês, em data a ser confirmada.

Correios do Acre

Sérgio Petecão solicitou aos Ministérios do Planejamento e das Comunicações que disponibilizem um novo concurso público para os Correios do Acre. A falta de funcionários, segundo o senador, prejudica os serviços no Estado, principalmente com relação às entregas de correspondências.

* A defasagem é de, no mínimo, cem funcionários.

Tião em Brasília             

Dezesseis governadores do Norte, entre os quais o governador Tião Viana, Nordeste e Centro-Oeste se reuniram ontem, em Brasília, para traçar uma estratégia na busca por dinheiro federal.

* No fim do evento, eles divulgaram um documento intitulado “Carta de Brasília”, no qual reuniram as principais reivindicações.

Show da Keilah

Está confirmado o show da cantora e compositora Keilah Diniz no 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia, que será realizado no dia 9 de novembro, no anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus da Ufac.

* A artista é licenciada em música pela UnB e morou em Rio Branco entre 1977 e 1985. No período em que viveu no estado, participou intensamente do movimento artístico acreano, contribuindo na poesia, no teatro e na música.

Dia da Amazônia  

O Dia da Amazônia, no próximo dia 5 de setembro, será comemorado com uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados. Só prá lembrar: a data foi instituída pelo saudoso ex-senador Jorge Kalume.

* A solenidade foi proposta pelos deputados acreanos Henrique Afonso e Taumaturgo Lima e será prestigiada por várias autoridades e convidados.

Na berlinda                             

As comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Defesa do Consumidor da Câmara aprovaram nesta quarta-feira 10, convite ao ministro do Turismo, Pedro Novais, para explicar as recentes denúncias envolvendo a pasta.

* Operação realizada pela Polícia Federal em três unidades da federação resultou na prisão de 38 pessoas acusadas de desvio de dinheiro público. Entre eles está o secretário-executivo da pasta, Frederico Costa.

Debate    

Ainda repercute nos bastidores do Congresso o debate promovido pela TV Senado sobre a integração da Amazônia no assunto de Estado, envolvendo os três senadores acreanos Sérgio Petecão, Jorge Viana e Aníbal Diniz.

* Muita gente ainda comenta sobre a qualidade do debate e a importância dos projetos que foram amplamente discutidos para a região.

Sair da versão mobile