Aleac vai pedir realização de plebiscito para emancipar municípios

O presidente da mesa diretora da Aleac, deputado Elson Santiago (PP) anunciou na sessão desta terça-feira, 16, que vai encaminhar ainda nesta quarta-feira, 17, ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando a realização de plebiscito para a emancipação política e administrativa das vilas Campinas do Acre, em Plácido de Castro e Nova Humaitá em Porto Acre.
elsonsantiago19-04-2011_1A vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, que também quer autonomia, depende de mudanças na Constituição. 

A decisão de realizar os plebiscitos foi tomada depois de a mesa diretora ser  alertada para o fato de que estes eventos foram aprovados pela Aleac em 1995, antes, portanto, da retirada da prerrogativa das assembléias estaduais em legislar sobre a criação de municípios.

De acordo com Elson, os plebiscitos para a emancipação de Campinas do Acre e Nova Humaitá só não foram realizados à época, porque o então governador, Orleir Cameli, não disponibilizou os recursos necessários, de R$ 200 mil. Na época, segundo Elson, também havia a disposição para emancipar o Segundo Distrito da Capital, que passaria a se chamar município de Pedro Paschoal.

O deputado Luiz Tchê disse ter certeza de que o governador Tião Viana ‘não negará o seu apoio para a realização dos plebiscitos.’

Sair da versão mobile