O Governo do Estado em parceria com o MPE e a Prefeitura de Feijó realizaram de forma inédita durante o XII Festival do Açaí, uma ação conjunta com o objetivo de promover o fortalecimento da rede de serviços para a defesa, proteção
e promoção dos direitos de crianças e adolescentes vitimadas principalmente pela violência sexual e a exploração do trabalho infantil.
Concomitantemente foram concedidas entrevistas nas rádios locais, no intuito de divulgar a toda a comunidade feijoense as ações de abordagem social a serem realizadas.
Posteriormente foram realizadas palestras educativas para orientar os familiares, expositores e comerciantes que estavam presentes no Festival. A ideia era sensibilizar a todos a cerca das violações de direitos cometidos contra crianças e adolescentes e o papel da comunidade na rede de proteção.
As abordagens sociais a crianças e adolescentes foram realizadas pelas equipes de educadores sociais e técnicos, que acolheram, atenderam e encaminharam todas as situações a rede de serviços ou aos respectivos familiares. A ação aconteceu no período de 11 a 14 de agosto. A realização desta ação só foi possível graças ao apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Juizado da Infância, Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar de Feijó.