Radares voltam a vigiar motoristas em dois meses

Retirados do trânsito da capital em abril, os radares devem retornar às ruas em dois meses, informou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Segundo o órgão, os estudos para a instalação das novas máquinas já foram encerrados e a licitação para a escolha da empresa que vai oferecer o serviço já está em elaboração.

-Se todo o processo ocorrer sem nenhum entrave, a partir de outubro os novos radares já estarão nas ruas da capital – anuncia a diretora do Detran/AC Sawana Carvalho.

Os aparelhos serão distribuídos em áreas onde há maior possibilidade de abuso de velocidade que venha a pôr em risco a segurança na travessia de pedestres. As maiores avenidas da cidade devem receber novamente as máquinas.

-Os radares vão conter o excesso de velocidade e facilitar a parada dos veículos sobre a faixa de pedestres.

As novas máquinas apresentarão algumas novidades em relação às anteriores, a começar pela coleta das informações nelas registradas. Os dados referentes à ação dos veículos serão captados de forma on-line, permitindo mais agilidade nos processos. Além disso, todos os radares instalados serão fixos, e não mais estáveis, informou o órgão.

Os aparelhos antigos foram retirados do trânsito da capital acreana após denúncias de irregularidades por parte da empresa contratada pelo governo do Estado para prestar o serviço. A Eliseu Kopp atuava em diversos Detrans do Brasil e, segundo reportagem publicada pela Globo, a empresa realizava uma espécie de “indústria de multas”.

Um mês após a retirada das máquinas, o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Estado teve um leve aumento em relação aos meses anteriores. Mesmo assim, maio foi o mês mais trágico do semestre, com 13 acidentes com mortos no trânsito (crescimento de 225% em relação ao mesmo período do ano passado).

Sair da versão mobile