Ibama concede penúltima licença para o Linhão 2

O Instituto Brasileiro de de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis emitiu licença de instalação para a Rio Branco Transmissora de Energia relativa ao Projeto de Implantação do Lote D do Leilão nº 01/2009, da Linha de Transmissão 230kV Porto Velho/Abuanã/Rio Branco e da ampliação das subestações associadas, pertencentes à rede básica do Sistema Interligado Nacional.

A interligação fará parte do sistema de transmissão que trará reforço energético necessário ao escoamento de energia do complexo de geração das hidrelétricas do rio Madeira.  Com extensão de 487 km, a linha de transmissão de energia vai passar pelos municípios de Porto Velho, em Rondônia e Senador Guiomard, Acrelândia, Plácido de Castro e Rio Branco, no Acre.  A licença é válida por quatro anos e foi analisada pelo Núcleo de Licenciamento do Ibama no Acre.llicen

A licenca emitida pelo Ibama é a de instalação da rede entre os dois estados. A última licença do Ibama será a de autorização de funcionamento, quando todo o linhão estiver concluído.

Indenização

As negociações com os proprietários de área onde o Linhão vai passar, na BR-364, ainda não foram finalizadas. Há negociações com fazendas, igrejas (evangélicas e do Daime), comerciantes, sindicatos e pontos onde se localiza os desenhos geoglifos, que terão que ser desviados para não repetir o primeiro linhão, que invadiu parte das figuras geométricas e que são patrimônio histórico. 

 

Sair da versão mobile