Copa da Floresta: 80 equipes

O município se transformará nesse próximo final de semana na capital do esporte mais uma vez. Isso porque a organização confirmou para sábado (3) a abertura oficial da 12ª edição do projeto Copa da Floresta, idealizado pelo professor e desportista Hermano Filho.

O ponta-pé inicial do maior evento futebolístico do Acre se dará a partir das 7 horas da manhã no campo do Grêmio com a participação de mais de 80 times dos rios Iaco, Caeté, Purus e Macauã, além das estradas, ramais e seringais. Por conta do número expressivo de equipes a Copa da Floresta 2011 terá quatro dias de duração ( início no sábado e término na terça-feira, 6).

Esse é um projeto financiado pelo governo do estado através da lei de incentivo ao esporte e conta ainda com o apoio da prefeitura e de setores ligados a iniciativa privada. Essa parceria com o setor privado garantirá ao campeão um prêmio 1 mil reais (patrocínio da Móveis Gazin) e 500 reais para o vice-campeão (patrocínio da V5 Agropecuária).

De acordo com o desportista Hermano Filho, o principal objetivo da copa é garantir a inclusão social dos moradores da zona rural por meio do esporte. “Ao longo desses anos o projeto tem sido um sucesso do ponto de vista da confraternização entre as pessoas, sem falar no aquecimento da economia do município nos mais diversos setores desde o comércio até os vendedores ambulantes”, frisou.

Quatro equipes indígenas estão inscritas na Copa da Floresta

Um dos grandes atrativos da Copa da Floresta tem sido, sem dúvida, a participação das equipes indigenas. No ano passado, os times não conseguiram ir tão longe, mas mostraram talento entre as quatro linhas. Esse ano quatro equipes indígenas confirmaram participação na disputa.

Eles irão representar as etnias Kaiapucá, Jaminawá e Kaxinawá e prometem surpresas para o decorrer do evento. Algumas dessas equipes já se deslocaram de suas aldeias e se encontram na cidade.

Em 2010 a grande campeã foi a equipe do Cuidado, rio Caeté, sendo que o time das Três Marias do rio Macauã ficou em segundo lugar.

Projeto já foi veiculado na Globo e TV Futura

Dado o sucesso alcançado nas outras edições, a Copa da Floresta atraiu a atenção da mídia nacional sendo veiculada numa reportagem especial do programa Esporte Espetacular (TV Globo) e por meio de um documentário na TV Futura. “Esse foi um reconhecimento importante do projeto que nos incentiva a melhorá-lo cada vez mais”, finalizou Hermano Filho.

Sair da versão mobile