107 anos de Sena: festejos, emoção e falta de representantes do governo (muitas fotos e vídeos)

A festa cívica em Sena Madureira, na medida do possível, foi boa e animada. Além disso, a população atendeu ao chamamento e lotou as ruas do centro nesta tarde e nite de domingo para apreciar as fanfarras, as escolas, um grupo de jovens maçons, a PM, os bombeiros, os idosos e as crianças na avenida.

Há exatos dois anos, na véspera do dia 25, a cidade perdia o prefeito eleito Nilson Areal, que fora cassado sob acusação de ‘captação ilícita de sufrágio universal’, o eufemismo que as pessoas compreendem melhor quando se fala em (compra de votos). Um ano e meio depois, a justiça o reconduziu ao cargo. Não bastou. Agora o MPF quer novamente o prefeito fora da prefeitura. O prefeito se defende e classifica de ‘perseguição política implacável’ à sua gestão as investidas dos procuradores da instituição fiscalizatória.

-Hoje foi o desfile da democracia. Há dois anos me tiraram à força da prefeitura. Fui eleito pelo voto direto do povo, mas me tiraram fora. Hoje eu estou emocionado porque eu queria ver isso aqui (o desfile) e em 2009, um dia antes do aniversário de Sena eu perdi o mandato. Não foi fácil suportar toda essa agressão que me fizeram e continuam fazendo – disse Nilson Areal a oestadoacre.com logo após o evento na avenida.

Na avenida, no entanto, não se falou em crise política. Se viu uma juventude ávida por se apresentar bem aos expectadores e a uma cidade carente de boas notícias e investimentos capazes de empurrá-la rumo a um futuro de progresso. Tá difícil, mas o povo aposta que pode conseguir recolocar a sua própria casa nos trilhos.

Trilhos certos. Sena Madureira precisa correr sobre os trilhos certos. Sem descarrilar feito um trem desgovernado.

A nota insossa do desfile foi a não presença de representantes do governo do Estado. Pelo menos não se viu no palanque oficial nenhuma figura com expressão estadual que pudesse estar lá indicada para falar em nome do governo do Acre. É o de menos.

A relação do prefeito com o governador Tião Viana é a melhor possível e, só para se ter uma idéia, o número de ruas que serão pavimentadas estão sendo aumentadas para 38 e os investimentos chegam a R$ 10 milhões, via Depasa. A licitação já está em andamento. O que importa na política é o tamanho e a qualidade do apoio.

Também neste dia 25 a prefeitura entregou um centro de atendimento ao visitante de Sena. É o CAT (Centro de Atendimento ao Turista), um espaço adaptado em uma das históricas galerias no meio da Praça 25/9, que foi revitalizada e passa a contar com pessoas para orientar aos que desejarem conhecer um pouco da cidade.

No plano político, como não poderia deixar de ser, os partidos já estão em franca movimentação para o embate do próximo ano em busca da prefeitura do município. Pesquisas internas (oestadoacre.com teve acesso) mostram tendências e nomes já lançados e comentados como prováveis candidatos com inexpressivos índices de aceitação. A população de Sena está descrente e sem esperança.

Aliás, é esse o sentimento que faz uma cidade sair do fundo do poço e olhar para frente. Esperança. Alguém duvida?

1 – Veja dezenas de fotos do desfile de 25 de Set
2 – Veja vídeos do desfile de 25 de Set

Sair da versão mobile