Óleos extraídos de árvores, plantas e sementes que são utilizados na indústria cosmética e alimentícia e já atraem a terras acreanas grandes marcas nacionais. Móveis de design fabricados com madeira certificada, extraída da floresta acreana através de manejo comunitário e que hoje estão em lojas no Brasil e no Reino Unido.
O governador Tião Viana, o prefeito Angelim e o presidente da Aleac, deputado Elson Santiago, e mais uma comitiva de empresários acreanos, participam, em Nova York (EUA), da terceira edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2011, com inciativa do Fórum da Américas e da Associação das Nações Unidas – Brasil (Anubra). O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 26, no Harvard Club, com o tema “Brasil: a Nova Economia Verde Global”, e foi realizado por Mario Garnero, presidente da Brasilinvest.
Além de Tião Viana, os governadores Camilo Capiberibe (Amapá), Marconi Perillo (Goiás) e Eduardo Campos (Pernambuco) foram convidados. A conferência abordou o desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo, a partir da importância relacionada aos negócios, política, sociedade e meio ambiente.
Participam do 3º Fórum de Desenvolvimento Sustentável empresários, acadêmicos e políticos, que discutem soluções verdes que estão sendo empregadas no Brasil, que lidera a chamada economia verde.
Entre os palestrantes estão: o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Os empresários Álvaro Garnero e Cristiana Arcangeli são os mestres de cerimônia da conferência.
A economia verde começou a ser discutida de forma mais engajada a partir da Rio92, que estabeleceu a Agenda 21, um documento firmado entre as nações presentes na conferência como um compromisso em busca da sustentabilidade nos negócios.
Comitiva que acompanha o governador em NY (esta foto: twitterGeorgepinheiro)