Depois de construir e inaugurar o Centro de Atendimento ao Turismo Paulo Roberto Paixão (CAT) que funciona na praça 25 de setembro, a prefeitura de Sena Madureira começou essa semana a instalação de placas de identificação em pontos históricos e turisticos da cidade. O principal objetivo dessa intervenção é oferecer uma referência aos visitantes e aos próprios moradores de Sena.
As placas contém um breve histórico sobre o referido prédio ou instituição. No marco de fundação da cidade, por exemplo, consta: Ao chegar ás terras do Seringal Santa Fé, no dia 25 de setembro de 1904, o General José Siqueira de Menezes instalou a sede do Departamento do Alto Purus, dando-lhe o nome de Sena Madureira em homenagem ao amigo Coronel Antônio Sena Madureira. No local, logo após, foi construído um “tapiri” como marco de fundação da cidade.
Em 14 de julho de 1907, foi construido em alvenaria, no formato de um prisma quadrangular reto, em cima de um tronco de pirâmide quadrangular, o marco que simboliza a fundação do município. Na ocasião, foi enterrada em um vidro a ata de fundação da cidade e outra da construção do marco.
Para o secretário municipal de cultura, Gilberto Lira, é louvável essa iniciativa do prefeito Nilson Areal (PR) que busca valorizar a história de Sena Madureira e, por consequências, seus pontos turísticos. “Sena Madureira tem uma história belíssima que merece ser potencializada cada vez. Agora as pessoas que vem de outros municípios ou estados terão uma referância dos pontos turísticos e históricos. Isso é importante não somente para os turistas, mas principalmente para que a população conheça um pouco mais a nossa história”, frisou.
Fundada em 25 de setembro de 1904, Sena Madureira comemorou recentemente seu 107° aniversário.