Falta só o Putiteba!… Carnaval em Rio Branco vai resgatar expressões populares

O carnaval popular deste ano será enfeitado com palavras que fazem parte da cultura acreana. O tema da festa é “Alegra no jeito de falar. Carnaval legal que só”. De acordo com o publicitário David Sento-Sé, da Companhia de Selva, a proposta é fazer com que o acreano possa se ouvir.

Expressões como “abarcar”, “bribote”, “vô mermo”, “seu minino”, “arrochado” “pepeta”, entre outras tipicamente acreanas estarão expostas em painéis que permearão todo espaço da Avenida Amadeo Barbosa, que servirá de palco para a festa momesca.

“Tivemos um novo desafio porque ano passado nós fizemos uma belíssima programação visual do carnaval e este ano vamos colocar o acreano para se ouvir. Tenho certeza de que as expressões, os termos, o jeito alegre do acreano falar vai contribuir muito para a alegria do carnaval”, afirmou David Sento-Sé.

Paz e alegria

O governador em exercício, César Messias, aprovou a proposta de mostrar a linguagem do Acre nesta edição do carnaval popular e a inclusão das crianças na festa por meios dos bailes infantis.

“Queremos que as pessoas saiam de suas casas para curtir, brincar, sem violência. O carnaval vai começar no sábado, a partir das 17 horas, e termina na terça-feira. Sábado e segunda teremos desfiles de blocos. Os jurados decidirão qual será o melhor bloco no domingo e, na terça, a festa começa com o baile infantil”, destacou Messias.

Outra novidade diz respeito ao horário de circulação dos ônibus.“Nós do governo e da prefeitura tivemos conversas com os empresários do setor de transportes públicos para que a gente consiga prorrogar o carnaval até às 5 horas da manhã”, adiantou César Messias.

Detran vai reforçar campanha Álcool Zero

Durante a coletiva também foram apresentadas as peças publicitárias que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai utilizar durante os dias de carnaval. David Sento-Sé mostrou os layouts de outdoors, leques educativos e banners que serão colocados no trio elétrico.

“A campanha é bem sucinta e direta. Estamos mostrando a população que álcool e direção não combinam. Carnaval combina com festa, diversão e alegria”, explicou o publicitário. A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, avisou que o Detran vai manter as blitzes educativas durante as cinco noites de festa.

Sair da versão mobile