Otimismo toma conta de produtores rurais em encontro com secretário Edvaldo Magalhães

“Agora estamos sentindo o governo mais perto de nós”. A afirmação do presidente da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Fortaleza do Acre, Edmilson Mesquista, resume o clima de otimismo dos moradores da Florestas Públicas do Mogno e dos rios Gregório e Liberdade, que na última terça-feira, 27, se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães.

Durante o encontro, que aconteceu na Unidade de Gestão Ambiental Integral (UGAI) do rio Acuraua, localizada na BR 364, sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, mais de 50 representantes de seis comunidades apresentaram suas reclamações e reivindicações, cobrando soluções para os problemas e pedindo apoio do Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida das famílias.

Na oportunidade, o Governo do Estado entregou dois caminhões e duas caminhonetes que ficarão à disposição das comunidades na UGAI do rio Acuraua e do rio Liberdade. Os veículos serão utilizados pelas associações.

Por mais de três horas Edvaldo Magalhães e o secretário-adjunto Fábio Vaz, acompanhados de técnicos da Sedens, da Seaprof e do Iteracre, ouviram atentamente os relatos dos moradores. Todas as reivindicações e reclamações foram anotadas.

Após a explanação dos moradores, a equipe do Governo do Estado se reuniu e apresentou propostas para a solução dos problemas. Ao final do encontro, que durou mais de oito horas, os moradores, comemorando o que classificaram como início de um “novo tempo”, agradeceram a atenção dos secretários e técnicos do governo.

“Agora vamos dormir mais tranquilos e mais felizes. Agora, com certeza, podemos afirmar que temos o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria. Esse gesto de ouvir nossas reclamações e já apresentar soluções para alguns problemas, anima nossas comunidades”, afirmou o presidente da Comunidade São Francisco, Assis Pereira.

A presidente da Associação dos Agricultores do rio Tauari, Maria Auxiliana Alves, fez questão de lembrar a importância do encontro que, segundo ela, foi fundamental para animar os produtores que agora estão dispostos a unir forças com o governo para melhorar a qualidade de vida das famílias que moram nas Floresta Públicas.

“Esse encontro marca o início de um novo tempo para nossas comunidades. A presença dos secretários Edvaldo e Fábio, além dos técnicos que ouviram tudo o que tínhamos para falar e ainda se comprometeram em solucionar os problemas, é prova que o Governo do Estado olha com carinho para todos nós. Queremos ser parceiros”, disse.

Governo garante apoio às comunidades  

O secretário Edvaldo Magalhães lembrou que o encontro foi um pedido do governador Tião Viana, que tem dado atenção especial para as famílias que moram nas comunidades localizadas nas Florestas Estaduais.

Ele disse que a intenção é aproximar cada vez mais os serviços do Governo do Estado das comunidades, melhorando a qualidade de vida de milhares de famílias. “Estamos aqui representando o governador Tião Viana que tem uma preocupação especial com todos vocês. Ele pediu que as famílias fossem ouvidas e que fossem encontradas soluções para os problemas. Ele quer aproximar cada vez mais o governo das pessoas”, ressaltou.

Explicando o processo de fusão das secretarias de Indústria e de Florestas, Edvaldo Magalhães disse que a intenção é caminhar sempre lado a lado com a comunidades, trabalhando para melhorar a qualidade de vida das famílias.

Ele afirmou que a meta do Governo do Estado é criar uma relação de intimidade com as comunidades, transformando as UGAI em ambientes de solidariedade e onde os agricultores possam encontrar acolhida.

“Esse foi o primeiro encontro, onde viemos ouvir a comunidade e pactuar com elas algumas coisas. Quero conhecer a casa das pessoas, criar uma relação de intimidade. Viemos aqui para dizer que nossa equipe, atendendo determinação do governador Tião Viana, tem muita disposição e dedicação para trabalhar junto com a comunidade. Seremos grandes parceiros”, destacou.

Além da entrega de veículos, o Governo do Estado se comprometeu em melhorar questões relacionadas à Saúde, Segurança, Educação, Produção, Lazer, legalização das áreas e crédito moradia para as famílias.

Um novo encontro foi agendado para o final de abril, quando acontece a reunião dos Conselhos Deliberativos das Florestas.

Sair da versão mobile