Porto Acre: Peixe começa a dar lucro!

‘Quando eu comecei com a minha mulher não imaginava que pudesse ganhar dinheiro com peixe. Começamos a produzir para o nosso sustento. Isso foi em 2007. Depois vimos através do SEBRAE  que podíamos comercializar o peixe e ganhar dinheiro. Hoje estamos felizes por vender peixe.

A declaração meio que conjunta no parágrafo acima é do casal de produtores Jorge e sua mulher Cátia. Eles estão participando da 1ª Feira do Peixe de Porto Acre, município subdividido em vários assentamentos e que torna a cidade e sua administração um caso sui generis no Acre.

A Feira acontece na Vila do V, um dos assentamentos, e longe da sede administrativa do município pelo menos uns 20 quilômetros. O prefeito Zé Maria, de primeiro mandato e que deverá concorrer à reeleição, explica como é delicada administrar uma cidade com vários assentamentos/distritos.

-Lá em Porto Acre, local da sede administrativa, fazemos o Festival da Melancia, na Vila do INCRA fizemos em fevereiro o Carnaval e, agora, estamos promovendo a 1ª Feira do Peixe do município na Vila do V. Como se vê a situação aqui não é fácil. Sempre que se faz alguma coisa num dos assentamentos os outros reclamam – diz o prefeito.

Mas a Feira do Peixe, que começou na quinta já é um sucesso e pode  melhorar. A previsão é que o evento se prolongue até sexta-feira, 6, feriado religioso nacional. O secretário de Agricultura, Ezequiel de Araújo, diz que quando assumiu a missão que lhe foi dada era dar vida à Feira do Peixe.

-Inauguramos simutaneamente o Mercado do V junto com a Feira. São 20 produtores oferecendo peixe de qualidade. Estamos trabalhando nesse projeto há um ano com apoio do governo (Seaprof) e Sebrae. Nossa meta agora é conseguir asfaltar o entorno do mercado. Essa ação vai trazer um movimento para o local muito bom – prevê o secretário.

Dados: De 7 a 9 toneladas de peixe foram produzidas para Feira do município. Tambaqui e Piau são os mais procurados. O peso é médio é de 3k por unidade. O preço é acessível. A Feira vai até sexta, 6. Vale conferir. Para chegar a Porto Acre pegue a Rodovia AC-10.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile