Campanha contra violência sexual contra menores e adolescentes

A prefeitura de Sena Madureira através da Secretaria de Cidadania está realizando desde sexta-feira (18) uma campanha de conscientização, em combate ao abuso e Exploração Sexual contra crianças e Adolescentes.

O centro de referência Especializado em Assistência Social (CREAS), em parceria com o Conselho Tutelar, Secretaria da Mulher, Promotoria, Delegacia entre outros, promoveu durante todo o dia, uma abordagem social com o objetivo de informar a população sobre a gravidade desse crime.

A Lei 9.970/01 – Institui o Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. “Art. 1°. Fica Instituído o dia 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de crianças e Adolescentes”. A data foi escolhida para que não seja esquecida a história de Araceli Cabrera Sanches. Aos oito anos de idade, ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família de Vitória (ES).

Uma equipe de profissionais do CREAS esteve pela manhã na BR 364 sentido Sena Madureira/ Rio Branco, realizando abordagem com os motoristas que passavam pelo local. A assistente Social Márcia Wrubel falou sobre a importância da conscientização e afirmou que as maiores denúncias ainda vêm da zona rural de Sena Madureira.

“Infelizmente a zona rural ainda é a parte que mais nos chama atenção. São denúncias de estupro e outros tipos de violência contra as crianças e adolescentes. Na maioria essa violência parte de pais, padrastos, maridos e até irmãos. Mas a denúncia geralmente vem de vizinhos, pessoas que moram próximas as vítimas. Por isso, pedimos que as mulheres não se intimidem na hora de denunciar. É preciso falar, testemunhar o fato e jamais deixar impune esses responsáveis pela violência, seja ela qual for”,comentou.

Em seguida a equipe acompanhada também por membros da Secretaria da mulher em Sena Madureira, visitaram os adolescentes que estudam na Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattiole e moradores do centro da cidade.

Onde Denunciar no seu município:

Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (CREAS), Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Conselho tutelar, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Delegacia de Polícia, e Polícia Militar.

Ou pelos telefones do CREAS: 3612-30-67 e 9997-75-18

Disque 100

Sair da versão mobile