Jairo abandona sonho de candidatura em favor de Juza

O cenário político em Sena Madureira registrou mais uma mudança essa semana. Durante um grande evento promovido na manhã desta segunda-feira (28) no auditório da Câmara de Vereadores pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), o vice-prefeito Jairo Cassiano anunciou oficialmente a desistência de sua pré-candidatura a prefeito nas eleições desse ano.

O encontro reuniu as principais lideranças do PDT em Sena, contando ainda com a presença do prefeito Nilson Areal (PR), vereadores Pitel Brito (PMDB) e Mano Rufino (PR), além do presidente municipal do PTN, Altemir Lira e do representante do PSDC, Leonardo Fernandes.   Ao mesmo tempo em que confirmou a retirada de seu nome da disputa, Cassiano declarou categoricamente apoio a seu correligionário Juza Bispo que de agora em diante é o pré-candidato do PDT nesse pleito.  

O vice-prefeito que há meses atrás havia demonstrado sérias intenções em disputar à prefeitura disse, em sua fala, que antes de tomar essa decisão ouviu seus familiares e amigos. “O homem precisa ser prudente na vida e saber a hora certa de avançar ou recuar. O Juza é meu amigo pessoal e acima de tudo uma pessoa séria e honesta. Abro mão de minha pré-candidatura, mas serei o mais fiel cabo eleitoral da Frente Popular para que possamos vencer essas eleições e nosso município continuar crescendo”, pontuou.  

Com essa definição, Cassiano não disputará as eleições desse ano. Ele foi indagado por nossa reportagem sobre seu futuro político, principalmente se será ou não candidato nas eleições de 2014. “É muito cedo para falar sobre isso. O futuro a Deus pertence e no momento certo estaremos recolocando nosso nome para ser avaliado pela população. A partir de janeiro eu não vou ter mais mandato, no entanto, continuarei na vida pública”, acrescentou.  

Aos 38 anos de idade, Jairo Cassiano Barbosa tem um histórico marcante na política do vale do Iaco. Em 2004, ele foi eleito vereador e durante a legislatura tornou-se presidente da Câmara Municipal ao obter os votos de todos os vereadores, também foi primeiro –secretário da casa. Depois tornou-se vice-prefeito de Sena Madureira, cujo o cargo ocupa até o presente momento e em 2010 disputou as eleições para o cargo de deputado federal. Não conseguiu se eleger, mas conquistou uma votação expressiva.  

“Temos que calçar a sandália da humildade”, diz Juza Bispo  

O novo pré-candidato do PDT nessas eleições é o atual secretário municipal de planejamento, Juza Bispo, 37 anos. Um homem de família simples que começou a trabalhar cedo como fotógrafo para ajudar no sustento de casa. Juza já ocupou diversas pastas na administração municipal, notadamente como sub-secretário de saúde, chefe do setor de tribução, secretário da Semsur e também foi eleito vereador em 2004, sendo considerado um dos mais atuantes.  

No evento desta segunda-feira, Juza Bispo mostrou-se extremamente feliz com a atitude adotada por seu colega de partido e disse que está pronto para encarar esse novo desafio. “Quero primeiramente agradecer a Deus por esse momento e a minha família. É uma nova fase em minha vida e vou encará-la com muita seriedade e responsabilidade. De agora pra frente temos que calçar a sandália da humildade, defendendo sempre a união da frente popular para sermos vitoriosos”, comentou.   Bispo falou também que o pensamento é de um projeto voltado para o coletivo e que o futuro de Sena Madureira precisa ser pensado com carinho por todos que pleiteiam um cargo nessas eleições. “Planta-se agora uma semente para colhermos bons frutos futuramente”, frisou.  

Pelo quadro que se desenha, Juza Bispo deverá compor a chapa majoritária com Mano Rufino que é o pré-candidato do PR. Assim, Rufino encabeçaria a chapa e Bispo despontaria como vice.  

“Precisamos construir essa união sem colocar faca no pescoço de ninguém”, diz Areal  

Defendendo a unidade entre os partidos que integram a Frente Popular do Acre (FPA), o prefeito de Sena Madureira considerou como um grande gesto a decisão do vice-prefeito Jairo Cassiano. “O Jairo tem todas as condições de pleitear a cabeça da chapa, mas numa decisão pensada decidiu reitirar o seu nome. São gestos como esse que precisam ser celebrados nessa cidade. Isso é fundamental para a unidade da Frente Popular. O projeto tem que ser construido sem colocar a faca no pescoço de ninguém”, discorreu.  

Em Sena Madureira a Frente Popular ainda não chegou a um entendimento final e quatro pré-candidaturas estão sacramentadas: Mano Rufino (PR), Juza Bispo (PDT), Professor Hermano Filho (PC do B) e J. Guimarães (PT). Tudo se encaminha para que Mano e Juza formem uma chapa, resta saber quais rumos irão tomar os outros dois pré-candidatos. “Estamos buscando entendimento para lançarmos uma única chapa. A divisão da FPA tem tudo para ser prejudicial, por isso, defendemos a união entre todos os partidos”, finalizou Areal.

Sair da versão mobile