Deputado quer mais um feriado…o dos católicos

O deputado Manoel Moraes (PSB) anunciou em pronunciamento nesta quarta-feira, 30, que está apresentando projeto de lei criando no Acre o Dia dos Católicos a ser comemorado em 20 de janeiro. A data coincide com o dia da festa de São Sebastião e deverá ser feriado estadual, assim como o Dia dos Evangélicos, celebrado no dia 23 de janeiro.

De acordo com o deputado, sua proposta leva em conta o fato de a religião católica estar no Brasil desde o seu descobrimento e de ter um papel fundamental na formação social e cultural do povo brasileiro e do acreano.

“Desde o descobrimento do Brasil e do início da povoação do Acre a Igreja Católica está presente dando assistência religiosa e, também,  contribuindo para com a educação e a organização social”, argumentou Manoel Moreira. Ele também informou que o catolicismo ainda é a religião predominante no Brasil e no Acre, com índices de 73% e 53% respectivamente de acordo com pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e IBGE.

No mesmo pronunciamento, o deputado sugeriu a criação do Dia do Agente Pastoral de Saúde, a ser lembrado em 8 de agosto, como já ocorre em outros estados brasileiros. Também formados pela Igreja Católica desde o papado de João Paulo II, os agentes de saúde, segundo o deputado, formam um verdadeiro exército que é pouco notado pela sociedade. “São profissionais que contribuem para a prevenção de doenças e no crescimento das crianças visitando as famílias mais necessitadas nos locais mais distantes. Eles também estão presente nos pronto socorros e nos hospitais”, argumentou.

Moreira também fez discurso elogiando iniciativa da Caixa Econômica Federal que anunciou a ampliação de sua linha de crédito do programa Minha Casa Minha Vida para contemplar os moradores da zona rural. “É na zona rural que as famílias encontram mais dificuldade para acessar os créditos dos bancos oficiais, de forma que esta decisão da CEF vai ajudar o Brasil a crescer mais”, afirmou.

Sair da versão mobile