Mototaxistas clandestinos ganham treinamento para ajudar no trânsito

Um grupo de 21 pessoas recebe capacitação do Detran para prestar serviços voltados à educação de trânsito para a comunidade. Elas foram detidas pelo exercício de transporte clandestino de passageiros durante a Operação Pirangueiros, deflagrada em parceria com a Polícia Militar no fim do mês de maio deste ano.

Com uma carga horária de 24 horas, a capacitação iniciou-se no mês de junho e deve durar cerca de quatro semanas. Profissionais da coordenadoria de educação de trânsito da autarquia vão expor, entre outros assuntos, noções de abordagem aos condutores, bem como deve ser efetuado o trabalho de travessia nas faixas de segurança. A partir da próxima semana, todos já devem estar atuando nas vias públicas da capital.

Jalírio Francisco de Souza, profissional autônomo, é um dos participantes do curso. Ele explica que essa medida alternativa é muito mais proveitosa que a pena regular, uma vez que irá aprender muito mais com a experiência. “Vou não só me conscientizar, mas as outras pessoas também”, completa.

De acordo com a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco, essa é também uma oportunidade de ouvir os problemas que as pessoas vivenciam no trânsito e uma  maneira de multiplicar o trabalho educativo realizado pelo Estado na área do trânsito. “Logo nos primeiros dias, nas primeiras conversas que tivemos, percebi que eles já demonstravam um sentimento de reflexão quanto a suas posturas negativas no trânsito e o desejo de melhorá-las. O nosso desafio não é apenas capacitar para conscientização, mas também para torná-los multiplicadores de práticas positivas”, acrescenta.

Sair da versão mobile