Sena Madureira já conta com o Centro de Referencia e atendimento às mulheres. Em 2003, por meio da lei 10.683, no governo do ex presidente Luis Inácio Lula da Silva, foi criada a Secretaria Especializada para as mulheres com a competência de assessorar direta e indiretamente campanhas educativas, fortalecendo a rede de atendimento as mulheres vítimas de violência para o enfrentamento a impunidade.
Em Sena Madureira, o centro de Referência e atendimento às mulheres foi reativado no dia 8 de Maio de 2012. Vários órgãos públicos já firmaram parceria, entre eles estão: Prefeitura, hospital, delegacia, ministério público, conselho tutelar, entre outros.
Carlos Vale (foto), gestor do centro de referência e atendimento às mulheres em Sena, falou do acolhimento que as mulheres receberão para enfrentar a resistência de ir a uma delegacia.
“Sabemos que a maioria das mulheres vítimas de violência sente-se intimidadas ao denunciar seus parceiros, mas o centro realizará atendimento específico para esses casos, vamos contar com psicólogo, assistente social e advogado para orientação dos casos que chegarem até nós. Não esquecendo que o procedimento para atendimento será focado na lei Maria da Penha e realizado por mulher, o que deixará a vítima mais segura para o diálogo”, ressaltou.
Carlos lembrou ainda, que o centro de referência e atendimento a mulher que fica localizado no antigo prédio do centro social urbano (CSU), está funcionando por enquanto internamente, por falta de estrutura e alguns reajustes que precisam ser feitos, mas que em breve, tudo estará se normalizando para atender de forma eficaz a população do município.