Governador em Brasília: saúde, esporte, estradas, compra de alimentos e haitianos

O governador Tião Viana teve esta semana três compromissos importantes para o Acre em sua agenda na capital federal. Tião Viana manteve audiências com os ministros do Esporte, Aldo Rebelo, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da Saúde, Alexandre Padilha.

Na primeira audiência do dia, com a ministra Tereza Campello, o governador tratou da situação de ajuda humanitária aos haitianos que continuam chegando ao Acre pelas fronteiras do Peru e da Bolívia e que já consumiram três vezes o orçamento da Secretaria de Direitos Humanos do Estado.

Tião Viana pediu à ministra uma solução estável para a questão da ajuda aos haitianos, que é um assunto da área de ajuda humanitária internacional e não um assunto do Acre. “O Estado brasileiro tem que assumir a sua parte, e as ministras Tereza Campelo e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, têm procurado ser solidárias com o problema dos haitianos”, assinalou.

Para o governador, faltam da parte do Estado brasileiro, no entanto, a definição de uma política de ajuda humanitária e o apoio material efetivo para a proteção da vida dos haitianos que entraram no Acre e que já ultrapassaram os mais de três mil imigrantes desde o início do ano passado.

“A ministra Tereza Campelo, como sempre, foi muito sensível. Procurou nos ajudar desde o primeiro momento, mas ela tem limitações de natureza administrativa e burocrática, que a impedem de estabelecer uma ajuda estável e regular. Esperamos a superação desse problema para breve”, assinalou o governador.

Ainda com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que visitará em breve o Acre, o governador tratou da liberação de mais R$ 3,5 milhões ainda este ano para aplicação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através do qual o governo do Estado adquire a compra da produção dos pequenos agricultores do Estado.

“Vamos fortalecer esse programa, que é revolucionário na inclusão dos pequenos produtores rurais. Eles produzem, e o governo do Estado, em parceria com o governo federal, compra tudo aquilo que eles não têm facilidade para vender no mercado”, assinalou.

O deputado federal Taumaturgo Lima aplaudiu a liberação dos recursos para o programa PAA, que ele considera “de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico dos milhares de pequenos produtores rurais de todo o nosso Estado”.

Primeiro Centro Olímpico do Acre

Com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador Tião Viana recebeu apoio imediato para o início da construção do primeiro Centro Olímpico do Acre, que irá acolher, definitivamente, toda a juventude acreana que sonha com momentos de glória de vida pelo esporte, chegando à Olimpíada, à Copa e às outras competições.

[foto: ministro Aldo Rebelo, gov Tião e o senador Aníbal]

“Queremos consolidar um Centro Olímpico no qual se possa concretizar os desafios inerentes à vontade de crescer nos esportes, que faz parte da cultura de qualquer jovem do país, em especial o do Acre”, assinalou o governador.

No Ministério do Esporte, Tião Viana, estava acompanhado do senador Aníbal Diniz, autor da emenda de R$ 3 milhões, que serão usados na construção de campos de futebol ao lado do estádio Arena da Floresta, outro projeto que também é apoiado por Aldo Rebelo.

Na audiência, o ministro dos Esportes anunciou que Rio Branco também poderá contar com um centro de iniciação ao esporte dentro da estratégia que o governo federal está implantando para expandir a todos os Estados do país os benefícios da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador tratou da duplicação da fábrica de preservativos de Xapuri, da construção do hospital do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) em Rio Branco e da construção de Unidades de Pronto Atendimento (Upas) em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul.

Sair da versão mobile