Fecomércio/AC: Erros mais cometidos nos estágios

Quem nunca ficou tímido por estar entre desconhecidos e passou a imagem de antipático? Quem nunca quis impressionar mostrando profissionalismo e acabou sendo confundido com o famoso “puxa-saco”? Situações como essa são comuns, principalmente quando somos novos em um ambiente de trabalho ou quando temos poucas experiências profissionais. As situações descritas abaixo são os erros mais comuns que os estagiários cometem e acabam perdendo a oportunidade de deslanchar na carreira e mostrar o potencial na empresa.

1º- Lei de Gerson. Maneire no uso pessoal dos recursos que a empresa oferece. Evite ao máximo usar o celular da empresa para ligações pessoais, evitar levar para casa objetos destinados para uso de trabalho ou imprimir coisas pessoais em grande quantidade.

2º – Bater longos papos no telefone com o amigo, detalhando acontecimentos pessoais. Além de expor a vida pessoal, é totalmente antiético.

3º – Obedecer às regras impostas na empresa referentes a horários, hierarquia, prazos de tarefas, vestimentas, lanches.

4º – Imagem adequada ao ambiente de trabalho. Quem trabalha com atendimento ao público não deve usar decotes, transparências, acessórios extravagantes, perfumes exagerados, mascar chicletes.

5º – Comunicação clara. Aqui ocorrem duas situações que precisam ser apresentadas. A primeira é a comunicação verbal, que deve ser clara, limpa, sem o uso de gírias, de frases abertas ou indiretas. A segunda é a comunicação escrita, que deve respeitar os sinais usados na língua portuguesa, as abreviações corretas, os pronomes de tratamento adequados. Cuidado dobrado com as “abreviações” usadas erroneamente nos bate-papos e nos sites de relacionamentos. Exemplos: Você- vc; casa – ksa ou csa; cadê – kd.

6º – Ter vergonha ou medo de fazer perguntas. O estágio é porta de entrada para que o estudante mostre sua capacidade, competência e seu interesse de contratação. Então, se tiver dúvidas pergunte!

7º – Não assumir erros. O estagiário deve entender que será constantemente avaliado, e por várias pessoas. Consequentemente, vários conceitos e opiniões serão formados a respeito dele. É importante que tenha consciência quando comete um erro e, mais importante ainda, que tenha atitude.

8º – Usar o e-mail institucional para resolver assuntos pessoais.

9º – Emendar o horário de expediente com a festa, balada, usando o uniforme da empresa.

10º – Questionamentos impróprios. O estagio é uma forma de aprendizado através das práticas vivenciadas nas empresas. Não cabe ao estagiário criticar os paradigmas, a cultura organizacional da empresa.

Conheça melhor o Serviço de Integração de Estágio Profissional (Siep) da Fecomércio/AC. Informações pelo telefone: (68) 3212-4810

Sair da versão mobile