Que Jorge Viana é craque em administrar prefeitura todo mundo sabe no Acre. Todos lembram que ele pegou a prefeitura de Rio Branco sem um ovo sequer e conseguiu fazer uma omelete. Na tarde de segunda, 21, o professor em gestão com treinamento na Costa Rica e outros renomados pontos do mundo dedicou uma tarde inteira para ajudar o novo prefeito Mano Rufino, de Sena Madureira, a por a terceira cidade do Estado nos trilhos certos.
O senador do PT havia feito uma promessa de campanha durante as manifestações em Sena que dizia que se Mano vencesse as eleições ele viria ao município dar uma pouco de sua experiência de prefeito de Rio Branco no começo da década de 90. E veio. ‘Deixei passar uns dias, o Mano formar a sua equipe, para poder vir aqui e ouvir vocês’.
Fazer sem dinheiro
Logo no começo da ‘aula’ foi logo dizendo que é preciso fazer com criatividade porque nem todas as demandas há recursos suficientes. E sugeriu que o prefeito Mano inicie pela sua casa, o prédio da prefeitura: ‘Tá muito feio. Que tal uma pintura, umas plantas. A prioridade é cuidar das pessoas, das coisas da prefeitura’.
Dominar o problema
No item problemas, o ex-prefeito, ex-governador , e atual senador ,ensina o que diz ter aprendido com um professor. ‘É preciso dominar o problema. Não adianta correr do problema porque ele vai atrás. E também não adianta entrar no problema. Eu nunca perdi uma noite de sono nos meus oito anos de governo. E olha que eu durmo pouco. Sabe por quê? Porque eu não deixo o problema me dominar. Eu procuro dominar e resolver o problema’
Jorge Viana citou ainda sugestões para o novo prefeito Mano, como, por exemplo, a limpeza pública. ‘Se a limpeza fracassar a administração fracassa. É preciso enfrentar os problemas da limpeza com criatividade. Se não há caminhões e as ruas estão cheias de buracos, por que não utilizar carroças para recolher o lixo? Mas antes tem que combinar com a comunidade para só por o lixo do lado de fora quando for o dia de coleta. Tem coisas simples que são eficientes e custam muito pouco.’
Próximo encontro
foto (jorge viana e mano rufino)