‘Professor’ Jorge Viana ensina em Sena como administrar uma prefeitura (tem vídeo)

Que Jorge Viana é craque em administrar prefeitura todo mundo sabe no Acre. Todos lembram que ele pegou a prefeitura de Rio Branco sem um ovo sequer e conseguiu fazer uma omelete. Na tarde de segunda, 21, o professor em gestão com treinamento na Costa Rica e outros renomados  pontos do mundo dedicou uma tarde inteira para ajudar o novo prefeito Mano Rufino, de Sena Madureira, a por a terceira cidade do Estado nos trilhos certos.

Jorge começou lembrando aos seus aliados que o mais difícil não é vencer as eleições, mas administrar. ‘Administrar é muito mais complicado que vencer. E não adianta começar de qualquer jeito’.

O senador do PT havia feito uma promessa de campanha durante as manifestações em Sena que dizia que se Mano vencesse as eleições ele viria ao município dar uma pouco de sua experiência de prefeito de Rio Branco no começo da década de 90. E veio. ‘Deixei passar uns dias, o Mano formar a sua equipe, para poder vir aqui e ouvir vocês’.

Fazer sem dinheiro
Logo no começo da ‘aula’ foi logo dizendo que é preciso fazer com criatividade porque nem todas as demandas há recursos suficientes. E sugeriu que o prefeito Mano inicie pela sua casa, o prédio da prefeitura: ‘Tá muito feio. Que tal uma pintura, umas plantas. A prioridade é cuidar das pessoas, das coisas da prefeitura’.

O futuro vice-presidente do Senado disse que os secretários devem se comportar como uma equipe e nunca falar ‘a minha secretaria’, mas a ‘nossa prefeitura. Se a prefeitura vai bem, todos vão bem. Se vai mal, todos vão mal. Não adianta esperar por recursos porque não vai haver recursos. Tentem a criatividade. Tentem fazer sem dinheiro. De repente  aparece o dinheiro. Fazer muito com pouco. É esse o desafio’.

Dominar o problema

No item problemas, o ex-prefeito, ex-governador , e atual senador ,ensina  o que diz ter aprendido com um professor. ‘É preciso dominar o problema. Não adianta correr do problema porque ele vai atrás. E também não adianta entrar no problema. Eu nunca perdi uma noite de sono nos meus oito anos de governo. E olha que eu durmo pouco. Sabe por quê? Porque eu não deixo o problema me dominar. Eu procuro dominar e resolver o problema’

Jorge Viana citou ainda sugestões para o novo prefeito Mano, como, por exemplo, a limpeza pública. ‘Se a limpeza fracassar a administração fracassa. É preciso enfrentar os problemas da limpeza com criatividade. Se não há caminhões e as ruas estão cheias de buracos, por que não utilizar carroças para recolher o lixo? Mas antes tem que combinar com a comunidade para só por o lixo do lado de fora quando for o dia de coleta. Tem coisas simples que são eficientes e custam muito pouco.’

Próximo encontro

Jorge Viana saiu convencido de que mexeu com os brios da equipe de Mano Rufino e espera voltar para tratar mais a miúde dos problemas da cidade. ‘Meu gabinete tá à disposição. Na próxima reunião já estaremos mais avançados. Sena perdeu tempo, poder e prestígio . Mas é possível mudar esse quadro. Sena tem condições de se reerguer.’

Veja vídeo aqui

foto (jorge viana e mano rufino)

Sair da versão mobile