Mano quer Educação em tempo integral em Sena

A prefeitura de Sena Madureira, por meio da secretaria municipal de educação firmou uma parceria com a sua homóloga estadual (See, núcleo de Sena), possibilitando a aplicação de uma formação para os gestores de escolas, coordenadores pedagógicos e de ensino e coordenadores do programa “Mais Educação”.

Na semana passada a iniciativa contemplou os profissionais da educação que atuam no ensino fundamental (6° ao 9° ano), englobando estado e município. Nesta segunda-feira (4), a formação foi iniciada para os educadores do 1° ao 5° ano, devendo se estender até terça-feira (5). Na quarta-feira (6) será a vez da pré-escola (educação infantil).

Uma equipe de Sena Madureira, integrada por técnicos das duas secretarias é responsável pelo treinamento. Desde o ano de 2008, a secretaria estadual de educação realiza essa parceria com a prefeitura, objetivando elevar a educação no Acre, independente da rede de ensino.

De acordo com a professora Wanda Mota, secretária municipal de educação, esse trabalho conjunto é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem. “O prefeito Mano Rufino tem defendido uma educação de qualidade em Sena Madureira. Por isso, antes de iniciarmos o ano letivo estamos aplicando essa formação, para que os conhecimentos aqui adquiridos cheguem aos nossos alunos que é o objetivo maior. Trata-se de uma parceria grandiosa e quem ganha é a comunidade”, frisou.

[foto: sec de educação, Wanda Mota]

Segundo ela, ao longo do ano outras intervenções como esta deverão ocorrer em Sena Madureira, visualizando capacitar mais ainda os profissionais da educação.

“Queremos implantar em Sena, a educação em tempo integral”, diz Mano

O novo prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino reportou-se sobre essa formação deflagrada recentemente e disse que é interesse da prefeitura aderir iniciativas como essa. Rufino foi mais além, enfatizando que o município trabalha um projeto inovador para adaptar as escolas para a educação em tempo integral. “Um levantamento está sendo feito em todas as escolas. Sabemos que é um projeto que tem dado certo em outras cidades e queremos implantá-lo em Sena Madureira”, comentou.

Mano também falou sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nosso grande desafio é colocarmos Sena Madureira com o melhor Ideb do Acre. Para isso, a prefeitura dará as condições necessárias aos profissionais”, finalizou.

Em Sena Madureira, as aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 18 deste mês.

Sair da versão mobile