Prefeitura de Sena vai começar o Saúde Itinerante pelo Rio Iaco

A comunidade Amapá, no alto rio Iaco, distante cerca de cinco dias de embarcação do porto de Sena Madureira – será o primeiro local que receberá as ações do programa ‘Saúde Itinerante’ deste ano. Na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito Mano Rufino confirmou a realização de atendimentos aos moradores da zona rural. A embarcação da saúde, que passou recentemente por uma reforma, sairá do município na próxima segunda-feira (18), para que no dia 23 a equipe comece atender os ribeirinhos.

A equipe será composta por médico, odontólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, técnico microscopista (para detectar situação das pessoas com leishmaniose – ferida braba)  e o pessoal de apoio. Serão oferecidos atendimentos médicos, odontológico, vacinação, exames do PCCU, distribuição de medicamentos, além das palestras educativas que serão ministradas.

Prefeitura realiza compra de medicamentos

Os medicamentos a serem utilizados pelo ‘saúde itinerante’ já foram comprados e a empresa fornecedora entregou a nova remessa na tarde de ontem. São exatamente 35 itens de remédios que fazem parte da atenção básica, de responsabilidade do município.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Dinho Nascimento, nessa etapa foi comprado em torno de 112 mil reais de medicamentos. “É com muita satisfação que repassamos essa informação aos moradores, principalmente aos ribeirinhos. Nossa intenção era iniciar o programa no final de fevereiro, mas surgiram alguns imprevistos. O bom é que o prefeito está garantindo as condições para não deixarmos os moradores desassistidos”, mencionou.

Mano Rufino: “Além do rio Iaco, iremos expandir o programa a outros locais”

A ação da prefeitura no rio Iaco deverá durar em torno de 19 dias, uma vez que inúmeras comunidades foram elencadas na programação para que os moradores sejam atendidos devidamente.

O prefeito Mano Rufino (PR) enfatizou que a administração não medirá esforços para chegar com o programa ‘saúde itinerante’ ao máximo de locais possível. “O trabalho na zona rural está apenas começando. Além do rio Iaco, iremos estender o programa para os demais rios e também aos ramais. Sabemos das dificuldades encontradas pelos ribeirinhos, por isso, a prefeitura vai a cada comunidade garantir cidadania e mais dignidade ás pessoas”, frisou.

No dia 30 deste mês, na comunidade Recife, além do ‘saúde itinerante’, haverá um grande evento envolvendo outras secretarias do município com diversas atividades ao longo do dia.

Sair da versão mobile