Detran faz trabalho educativo em Sena

O Detran realiza, em Sena Madureira, um trabalho educativo com a população. A ação consiste no auxilio à travessia nas faixas de pedestres, adesivo em bicicletas com material especial que reflete à noite, orientação sobre a importância do uso do cinto de segurança, da cadeirinha para crianças menores de sete anos e do afivelamento do capacete.

Ao todo, são três duplas de educadores de trânsito que trabalham nas ruas, abordando condutores, ciclistas e pedestres com o objetivo de incitar as boas maneiras no trânsito. Panfletos educativos são distribuídos para auxiliar e incentivar o autocuidado nas vias públicas.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco, ressaltou ainda que, paralelamente a esse trabalho, também estão sendo realizadas palestras com alunos do sexto ao nono ano, do ensino médio e do projeto Poronga em duas escolas: Instituto Santa Juliana e Dom Júlio Mattioli.

As palestras são ministradas por uma dupla de policiais militares que abordam a importância de dirigir com responsabilidade e, acima de tudo, não misturar álcool e direção. A coordenadora explica que a ideia de ter membros da polícia como palestrantes é para mostrar à população que a PM não realiza só trabalho ostensivo, mas também preventivo.

O sargento Celso de Queiroz, um dos palestrantes, estima que no Brasil metade dos acidentes de trânsito com vítimas fatais está relacionada ao consumo de álcool entre jovens de 18 a 35 anos.

“Por isso a importância de estarmos trabalhando com o público estudantil, para que possamos formar condutores mais conscientes de seus deveres e, principalmente, humanizar o trânsito resgatando valores”, destaca a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Sair da versão mobile