BNDES faz vistoria em obras nos municípios do estado (Sena incluída)

A equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES), composta pelo gerente do Departamento de Gestão Pública (DEGEP), Irapuã Braga e pelo técnico Saturnino de Souza Filho, estiveram no Acre para vistoria técnica e monitoramento de obras do Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável (PIDS V). O programa é financiado com recursos do BNDES e já está em sua quinta etapa.

Durante três dias a equipe, acompanhada de técnicos de secretarias diretamente envolvidas nas obras em execução, percorreram os municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. O roteiro de visita contemplou obras de reforma das Unidades de Defesa Agropecuária, cujas intervenções realizadas possibilitaram aos servidores e usuários um ambiente de trabalho seguro e salubre para prestação de serviço com melhor qualidade.

Também esteve na agenda o programa de pavimentação com rede de água e drenagem de vias urbanas nos municípios visitados, o Ruas do Povo, além das obras do futuro Núcleo Tecnológico de Alevinagem e Frigorífico de peixes do Vale do Juruá, que será instalado e prevê uma produção de três a quatro milhões de alevinos por ano e o processamento de  sete toneladas de peixe ao dia. Com perspectivas de explorar mercados próximos como Manaus, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, além do mercado local.

A vistoria de rotina realizada pela equipe de técnicos do banco é  programada para acontecer pelo menos uma vez ao ano. Segundo Saturnino de Souza Filhos, por imprevistos de agenda do banco, a vistoria que estava marcada para acontecer em abril só foi possível ser realizada no mês de maio. Após cada visita, alguns procedimentos são regra. “Nós realizamos uma reunião de encerramento com a equipe da Secretaria de Planejamento do Estado e secretarias envolvidas na execução dos projetos que foram visitados. No caso que tenha algum ajuste, alguma recomendação para ser feita, a gente faz a recomendação, pactua aí um determinado tempo para que seja atendido, e sendo atendido que seja reportado para o banco por intermédio da SEPLAN, o que foi feito, inclusive com relatório fotográfico e demais documentações”, afirma Saturnino.

O BNDES é  parceiro de longa data do governo do Estado, sendo um dos principais financiadores do progresso no Acre, o rigor nas fiscalizações é o que mantém essa parceria duradoura “Somos muito exigentes na liberação dos recursos, no acompanhamento das obras e depois na prestação de contas”, afirma Irapuã Braga.

Sair da versão mobile