Artesã acreana leva suas obras à exposição a New York

A artesã Raimunda Nonata Silva Pinheiro vai representar o Estado do Acre na exposição “Mulher Artesã Brasileira”, que será realizada em setembro na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanato (Abexa), com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Instituto Centro Cape, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência.

A exposição “Mulher Artesã Brasileira” mostrará o trabalho de 15 artesãs das cinco regiões do País coletado durante expedição de jornalistas e documentaristas pelo Brasil. O objetivo é desvendar a alma da mulher brasileira expressa na produção artesanal e divulgar esse trabalho no exterior, por meio de variadas atividades sócio culturais, como uma mostra fotográfica e de objetos, a exibição de um documentário, uma conferência e a publicação de um livro de arte.

A cultura acreana tem como referência a produção do artesanato que se baseia em utilizar matéria-prima extraída da floresta amazônica para sua confecção.

A ARTESÃ
Raimunda Nonata Silva Pinheiro, de 32 anos, mora na cidade de Rio Branco, Capital do Estado. Ela conheceu o artesanato na infância, influenciada pela mãe e depois passou a liderar a produção artesanal nas aldeias indígenas da etnia Kaxinawa. A artesã fundou a Associação das Produtoras de Artesanato de Mulheres Indígenas de Kaxinawa de Tarauacá e Jordão (APAMINKTAJ). As integrantes da associação produzem armas, vestimentas, adornos e utensílios que utilizam como matéria-prima argila, sementes e algodão, além de confeccionar objetos em cestaria.

A artesã acreana ressalta que as integrantes da associação costumam pedir autorização para a “Mãe Natureza” quando vão à floresta em busca da matéria-prima que posteriormente será empregada na produção do artesanato. Raimunda destaca que a venda das peças leva um pouco da identidade do povo indígena, a cultura e o “espírito” da floresta.

SOBRE A ABEXA
A Abexa é uma associação de entidades ou empresas que trabalham junto ao artesão brasileiro. Seu principal objetivo é o incremento das exportações do artesanato brasileiro por meio da sua promoção no mercado externo.

Sair da versão mobile