Prefeitura de Sena e Funasa: água em escola da zona rural

“A situação aqui era muito difícil. Muitas vezes era preciso carregar água em baldes e de uma distância considerável para suprir parte de nossa demanda. Agora, com a implantação desse projeto a realidade é bem diferente. Temos água em abundância em nossa escola”. O depoimento é da professora Margarida Ferreira da Silva Lima, que trabalha na escola Joaquim Furtado Dávila, localizada no ramal do 17, Cassirian, zona rural de Sena Madureira.

Através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Sena Madureira e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a referida unidade de ensino foi contemplada com o projeto “Água na escola”. Com os recursos disponíveis, a prefeitura implantou um poço artesiano na escola, disponibilizando ainda bomba dágua, caixa e outros equipamentos. Também foi construída em anexo à escola uma cozinha em alvenaria que dispõe de cantina, escovódromo e dois banheiros.

O Cassirian já foi contemplado com o programa Luz para Todos, o que facilitou também a chegada de mais esse benefício.

Na sexta-feira, 4, o prefeito Mano Rufino participou da cerimônia de inauguração do projeto. O ato contou também com a presença da secretária municipal de educação, Wanda Motta, vereadores Cleyton Brandão, Tom Cabeleireiro e Caju Diniz, além da superintendente da Funasa no Acre, Renata Souza e demais secretários municipais.

[mais fotos no flickr abaixo]

O município de Sena Madureira é o primeiro do estado a ter esse projeto inaugurado.

Ao usar a palavra, o prefeito Mano Rufino demonstrou muita satisfação e disse que o desafio da administração é garantir tal benefício a outras localidades da zona rural. “Inicialmente queremos agradecer a Deus por esse momento tão importante e também destacar a parceria mantida com a Funasa. São ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Iremos trabalhar com a meta de atingir 100% das escolas da zona rural”, complementou.

Renata Souza, superintendente da Funasa no Acre, adiantou que a Funasa realizou convênios com outras prefeituras do estado, mas que Sena Madureira é a primeira cidade a inaugurar o projeto. “Por isso, queremos parabenizar o prefeito e todos da administração e dizer que estamos à disposição da prefeitura para ajudarmos no que for possível”, frisou.

De acordo com a secretária municipal de educação, Wanda Motta, a prefeitura de Sena Madureira mantém outros três convênios com o MEC no sentido de implantar o programa “Água na escola” nas comunidades Cazumbá-iracema, rio caeté, São Domingos, ramal do 20, gleba São Jorge e escola São José, no seringal São José, rio Purus.

Mais fotos no flickr oestadoacre.com

Sair da versão mobile