Prefeitura de Sena diz que ‘comprou servidor e não um computador comum’

O secretário de administração e finanças da Prefeitura de Sena Madureira, Juza Bispo, se pronunciou oficialmente na manhã desta quinta-feira (12) sobre denúncia propagada na imprensa local e em nível de estado referente à aquisição de um computador por parte da prefeitura.

A denúncia afirma que um computador foi comprada pelo valor de 17,9 mil, sugerindo que o recurso foi empregado de forma desnecessária, fora do preço de mercado.

O secretário Juza Bispo disse que a informação foi colocada de forma, no mínimo, ‘irresponsável na tentativa de mais uma vez manchar a imagem da atual administração.’

Conforme explicou, o computador da Marca DELL, modelo POWER EDGE R420, sem sistema operacional, não é um computador comum. Tem a função de SERVIDOR, onde todas as informações da prefeitura são armazenadas, desde o setor financeiro até o jurídico. Pelo menos 35 computadores da Prefeitura estão interligados nele. “Muitas pessoas não tem a responsabilidade de vir aqui na Prefeitura saber qual é realmente a função desse equipamento. Jamais iríamos usar recursos desnecessariamente”, frisou.

O sistema da Prefeitura de Sena Madureira, segundo ele, está sendo informatizado para melhorar os trabalhos de seus funcionários nos mais diversos setores. “Não temos nada a esconder. Estamos de portas abertas para receber quem quer que seja e repassarmos as informações devidas. Também nos colocamos à disposição da justiça para qualquer tipo de informação. Essa é a determinação do prefeito Mano Rufino. Adquirimos o computador por se tratar de uma necessidade para a implantação do novo sistema”, adiantou.

Ele destacou também que a empresa C. COM SHOP, localizada na Avenida Ceará, em Rio Branco, fornecedora, lhe informou que esse tipo de equipamento não fica exposto nas prateleiras e que só é repassado através de encomenda.

Por fim, Bispo ressaltou: “Já foram feitas várias denúncias infundadas em relação à administração municipal, partindo de quem aposta no quanto pior, melhor. Temos pautado nosso trabalho na responsabilidade. Essa tem sido a determinação do prefeito Mano Rufino”.

De acordo com o técnico de informática Pedro Rogério, computadores tem preços variados, dependendo de suas configurações e adaptações para os sistemas a serem atendidos.

[da assessoria da psm]

O que é um servidor

Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.

A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a idéia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função.

 

 

Sair da versão mobile