Sena intensifica combate ao mosquito da Dengue

A Prefeitura de Sena,  através da secretaria municipal de Saúde, continua desenvolvendo ações nos bairros da cidade objetivando intensificar o combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue. Profissionais da saúde realizam diariamente visitas domiciliares, levando orientações aos moradores e ao mesmo tempo, alertando para o perigo. Além disso, está sendo efetuado também o bloqueio químico, conhecido popularmente como fumacê.

A preocupação das autoridades ligadas à área da saúde é pertinente. Até o mês de novembro do ano passado, o setor epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde havia registrado 49 casos de dengue em Sena Madureira e feito 373 notificações da doença.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Dinho Nascimento, trata-se de um problema sério que precisa ser combatido todos os dias. “Com a intensificação das chuvas os cuidados precisam ser redobrados. Por determinação do prefeito Mano Rufino, estamos fazendo um trabalho no sentido de combater a dengue, mas é muito importante a participação da comunidade”, frisou.

Conforme dados da secretaria, caixas dágua, Tanques, Baldes e outros recipientes domésticos concentram 69% dos criadouros do mosquito da dengue. “É exatamente por isso que os moradores devem ficar atentos, evitando água limpa e parada nesses recipientes”, salientou.

Outra preocupação atual reside no fato de que muitos pacientes procuram as unidades de saúde quando apresentam os sintomas da doença, mas não estão retornando para dá seqüencia ao atendimento.

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino confirmou para a próxima semana uma grande ação de combate a dengue no município que será iniciada pelo bairro Cidade Nova.

[psm]

fotos de Sena no flickr oestadoacre.com

Sair da versão mobile