UFAC informa que Sena terá dois cursos a partir de maio (História e Geografia)

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, comemorou nesta quarta-feira uma informação repassada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), confirmando a implantação neste ano de dois cursos de nível superior no município. Ao todo, 100 vagas serão oferecidas aos estudantes, sendo 50 no curso de História e 50 no curso de Geografia.

Mano lembrou que essa luta vem sendo travada há anos. Segundo ele, a cidade precisa desse investimento, uma vez que centenas de jovens concluem, anualmente, o ensino médio e muitas vezes não dão seqüencia aos estudos por não dispor de condições de cursar uma faculdade em Rio Branco. “Trata-se de uma grande vitória para Sena Madureira. No ano passado estivemos reunidos com a reitoria da Ufac fazendo esse apelo e graças a Deus esse sonho será transformado em realidade. Ganha a nossa juventude”, destacou.

O prefeito também fez um agradecimento especial ao deputado federal Henrique Afonso, autor de uma emenda que destinou verbas para a implantação dos cursos. “O deputado Henrique Afonso tem sido um grande parceiro dessa luta, por isso, queremos agradecê-lo. Essa é a prova de que unidos somos mais fortes. Nossa luta, de agora em diante, será pela implantação da Universidade do Purus em Sena Madureira”, comentou.

O anúncio da implantação dos cursos aconteceu no núcleo da Ufac de Sena, contando também com a presença do deputado federal Henrique Afonso (PV), pró-reitora de graduação da Ufac, Socorro Nery, Vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB), vereador Cleyton Brandão (PT), secretários municipais e outros educadores da cidade.

Ingresso nos cursos será através de vestibular

De acordo com a professora Socorro Nery, pró-reitora de graduação da Ufac, no começo do mês de fevereiro será lançado o edital que versa sobre o vestibular, contendo data para inscrição, conteúdo, dentre outros detalhes.

O vice-prefeito de Sena Madureira, professor Hermano Filho (PCdoB), lembrou que esse foi um pedido feito pelo Grupo de Trabalho de Sena Madureira, visando garantir mais oportunidade para os jovens que residem no município. “Solicitamos junto à Ufac que nesse primeiro momento não usasse a nota do Enem para critério de classificação, mas que fosse feito um vestibular. Assim, nossos jovens poderão concorrer com mais condições”, enfatizou.

As aulas dos cursos de História e Geografia estão previstas para serem iniciadas no dia 12 de maio deste ano.

[psm]

Sair da versão mobile