Uma oportunidade que seja aos adolescentes em Sena…

 

Isso é Direitos Humanos! – J R Braña B. 

 

PSM

Adolescentes internados no Centro Sócioeducativo Purus recebem curso de salgadeiro; Prefeitura apóia iniciativa

Pelo menos 17 adolescentes que se encontram internados no Centro Sócioeducativo Purus – a conhecida Pousada do Menor, em Sena Madureira, participaram recentemente de um curso profissionalizante ministrado dentro da própria unidade. O curso de salgadeiro foi oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Sena Madureira.

Na tarde desta quinta-feira, 26, foi realizada uma cerimônia no referido Centro que marcou o encerramento do curso. O evento contou com a presença do prefeito Mano Rufino (PSB), professor Rosevaldo, representando o Senac, Dr. Afrânio Justus, corregedor do Instituto Sócioeducativo, Josué Santiago, diretor do ISE local, pastor Neudo, dentre outros convidados. Familiares dos adolescentes também prestigiaram o encerramento do curso.

A meta principal da iniciativa, segundo a direção do centro sócioeducativo Purus, foi capacitar os internos para que, ao sair da unidade, eles possam estar preparados para o mercado de trabalho. “Não basta apenas internar esses jovens aqui e deixá-los sem ocupação, por isso, buscamos as parcerias para a implantação desse curso. O nosso principal objetivo é reinserir esses adolescentes em meio à sociedade, mostrando que é possível mudar de vida por meio do trabalho. Nesse sentido agradecemos o  Senac e a Prefeitura que nos apoiaram nessa empreitada”, comentou Josué Santiago, diretor do Centro Sócioeducativo de Sena Madureira.

O prefeito Mano Rufino disse que a administração municipal vem ajudando ao longo dos últimos anos às atividades no Centro Sócioeducativo Purus disponibilizando, inclusive, atendimentos na área da saúde e ações ligadas ao esporte. Rufino considerou o curso importante e colocou-se à disposição para ajudar no que for possível. “Essa iniciativa é importante e pode ajudar a transformar o futuro desses jovens. Por isso, ajudamos na execução do curso e estamos à disposição para colaborar dentro de nossas possibilidades. Esses adolescentes que estão aqui cometeram infrações e estão respondendo por isso. Porém, precisamos de alternativas para que mais na frente possam ter uma vida diferente e os cursos profissionalizantes irão contribuir muito com isso”, destacou.

“A gente sabe que não é possível fazer a sócioeducação atuando isoladamente, por isso, buscamos as parcerias com o Senac, Prefeitura e Governo para a implantação desse curso. É uma alegria muito grande poder participar de um momento como este. Esperamos aqui qualificar esses jovens para que eles venham contribuir positivamente com o município de Sena Madureira”, ressaltou o Dr. Afrânio Justus, corregedor do ISE no estado.

Ao todo, os internos receberam 15 aulas teóricas e 15 aulas práticas. Além dos conhecimentos adquiridos, eles receberam uma bolsa de 320 reais que será repassada para os seus familiares.

O evento encerrado com a degustação de um lanche cujos salgados foram preparados pelos próprios adolescentes.

Sair da versão mobile