210 mil doses da vacina contra o vírus H1N1

AgGov

Devido ao grande número de casos do vírus H1N1 registrado em alguns estados, principalmente São Paulo, o governo do Acre já está mobilizando os setores responsáveis para iniciar a campanha nacional de vacinação. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) vai receber este mês 210 mil doses da vacina contra a gripe Influenza A (H1N1).

A campanha de vacinação, parte do calendário do Ministério da Saúde, se inicia no dia 30 deste mês, com a mobilização nacional, e se estende até 20 de maio. A vacina previne contra os vírus do H1N1, vírus A/C Califórnia, A/South Austrália (H3N2) e B (Puket).

De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica da Influenza, Tânia Bonfim, a vigilância sentinela, responsável por identificar os vírus respiratórios circulantes no ar, não registrou a presença no vírus H1N1 no estado. “Desde 2014 não há registros de casos confirmados do vírus no Acre”, destaca a enfermeira.

A influenza

A gripe é uma doença respiratória aguda causada por agentes de origem viral chamados Vírus Influenza, que em alguns casos mais graves pode causar até a morte, principalmente nos grupos considerados de alto risco para as complicações da infecção.

Os grupos prioritários são crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, pessoas a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde e população indígena e penitenciária.

Sair da versão mobile