1/3 de brasileiros não se apresenta ao Mais Médicos

mais médicos

# mais médicos dw

DW, rede pública alemã

Um terço dos brasileiros inscritos no Mais Médicos não se apresenta para trabalhar

Prazo para apresentação dos que suprirão saída dos médicos cubanos se encerrou sem comparecimento de muitos. Brasileiros ligados ao programa relatam total desassistência em comunidades, sobretudo do Norte.

A médica de família Marina Abreu admite que não conhecia a real complexidade do Brasil até começar a trabalhar como tutora de coordenadores do programa Mais Médicos. No Norte do país, ela conheceu locais que nunca tinham recebido um médico, aonde só se pode chegar após longas viagens em barcos com furos e sem assentos. Ela se emociona ao falar sobre a situação das comunidades que voltaram a ficar sem atendimento após a saída dos profissionais cubanos no último mês.

“O programa vinha avançando e tinha passado da fase de novidade pela chegada dos médicos. Havia projetos em andamento e uma forte adesão aos tratamentos pela população, que criou vínculos com os profissionais. Estavam sendo feitos procedimentos como a colocação de DIU, que é simples, mas não era feito antes por uma série de limitações. O médico já conhecia aquela população e conseguia fazer um trabalho específico.”

(…)

Em tempo: tudo jogado no lixo por uma visão ideológica obtusa de um governo que ainda nem assumiu –
J R Braña B.


Gostou desse conteúdo? Ajude a manter oestadoacreclique aqui

 

Sair da versão mobile