Há muito tempo não se matava índio no Brasil

nyt #

Hoje tudo pode acontecer no BraZil…. – J R Braña B.

New York Times (traduzido)

 

Por Ernesto Lodoño

Várias dezenas de mineiros (garimpeiros) fortemente armados, vestidos com uniformes militares, invadiram uma aldeia indígena no norte do Brasil nesta semana e esfaquearam pelo menos um dos líderes da comunidade, disseram autoridades no sábado.

O assassinato acontece quando mineradores e madeireiros estão fazendo incursões cada vez mais ousadas e desafiadoras em áreas protegidas, incluindo territórios indígenas, com o incentivo explícito do presidente de extrema direita do Brasil, Jair Bolsonaro. Autoridades alertaram que o conflito pode aumentar nas próximas horas.

Bolsonaro disse que as comunidades indígenas controlam vastos territórios que devem ser abertos às indústrias para torná-los lucrativos.

As invasões de terras em territórios indígenas estão aumentando em todo o Brasil , onde os líderes indígenas afirmam que eles são regularmente ameaçados por mineradores, madeireiros e fazendeiros. No entanto, assassinatos de líderes indígenas são raros.

Líderes da comunidade indígena Wajãpi fizeram apelos urgentes ao governo federal neste sábado, alertando que o conflito entre os mineiros e membros de sua comunidade que vivem em aldeias remotas no estado do Amapá, no norte do país, pode se transformar em um banho de sangue.

“Eles estão armados com fuzis e outras armas”, disse Jawaruwa Waiãpi, líder da comunidade, em uma mensagem de voz enviada a um dos senadores do estado, referindo-se aos mineiros. “Estamos em perigo. Você precisa enviar o exército para detê-los.

Não ficou imediatamente claro quando o assassinato ocorreu.

Rodolfe Rodrigues, o senador, disse no sábado à noite que os moradores da vila invadida haviam fugido. Citando relatos locais, ele disse que havia preocupação na área de que homens da tribo retornassem à aldeia para tentar recuperá-la.

“Há um risco significativo de que o conflito se agrave nas próximas horas”, disse Rodrigues em uma entrevista por telefone. “Os índios vão retaliar.”

Rodrigues, que pertence a um partido da oposição, disse que a visão de Bolsonaro sobre os territórios indígenas e os direitos das comunidades nativas colocaram os descendentes dos habitantes originais do Brasil em perigo mortal.


 

Sair da versão mobile