Morre Bento 16 (quando era madrugada no Acre)

La Repubblica, de Roma

bento
bento
Bento 16 morreu às 9h34 na Itália, segundo informe do Vaticano (3h34 no Acre)

O Papa emérito tinha 95 anos. A morte ocorreu no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Sacerdote desde 1951, cardeal desde 1977, eleito ao trono papal em 16 de abril de 2005, quase oito anos depois, em 11 de fevereiro de 2013, anunciou sua renúncia. A partir da manhã de segunda-feira, 2 de janeiro, o corpo estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis

O corpo de Ratzinger , informa a Santa Sé, estará na Basílica de São Pedro a partir da manhã de segunda-feira, 2 de janeiro, para saudar os fiéis. O funeral “solene, mas sóbrio” será no dia 5 de janeiro às 9h30 e será oficiado pelo Papa Francisco.

(…)

Para o jornalista italiano Ezio Mauro, Bento 16, ou Joseph Ratzinger, alemão, foi o Papa que ajudou a revolucionar a igreja com o seu gesto em fevereiro de 2013.

-Sua renúncia trouxe a igreja à modernidade, escreveu Ezio hoje no La Repubblica.

(…)

Em tempo: dia de reflexão hoje numa instituição de dois milênios, cujo contemporâneo avança inexorável sobre as bases antigas…

Em tempo 2: a relação com a igreja alemã sempre foi complicada e as várias denúncias de pedofilia envolvendo o clero de seu país natal prejudicaram muito o pontificado de Bento 16.

J R Braña B.

Sair da versão mobile