A conversa de Celson Amorim com Nicolás Maduro, presidente da VEN

Celso Amorim, ex-chanceler e atualmente assessor especial do presidente Lula, esteve em Caracas para uma charla com o presidente Nicolás Maduro.

Celso falou com O Globo, que oestadoacre reproduz trechos:

Como foi a primeira visita a Caracas, nessa retomada das relações bilaterais? O senhor levou um recado do presidente Lula?

Foi uma visita muito tranquila, que durou pouco mais de uma hora. Os primeiros 40 minutos, ou uma boa parte, fiquei sozinho com Maduro e destaquei a importância que damos ao relacionamento com a Venezuela, a normalização, a volta da cooperação e também a importância que damos ao processo democrático que está se desenhando lá. Fiz questão de estar com a oposição, os principais grupos, entre eles o que chamam de G-4. É um grupo grande, que congrega [Henrique] Capriles, entre outros, e representa a oposição no diálogo patrocinado pela Noruega, que tem sede no México.

(…)

Em sua conversa com Maduro foi colocado o quanto é importante para o Brasil que as eleições presidenciais de 2024 sejam democráticas e que confirmem uma recuperação plena da democracia no país?

Coloquei, não de maneira que parecesse que eu estava colocando em dúvida que isso ocorra. Ele [Maduro] sabia que eu encontraria a oposição, não foi uma coisa escondida. Isso estava o tempo todo implícito, e usei claramente a palavra democracia.

A dívida que a Venezuela tem com o Brasil, de cerca de US$ 1 bilhão, foi mencionada na conversa?

Mencionei também, e Maduro se comprometeu a equacionar a questão da dívida. Claro que não vão pagar tudo de uma vez. Foi um pouco mais do que ‘devo, não nego, pagarei quando puder’. Foi um devo e quero pagar. Não houve conversa sobre isso com o governo Bolsonaro que, aliás, queria que eles não pagassem para usar isso. Acho que será pago normalmente.

(…)

Celso e Nicolás sendo observados desde a parede por Simón Bolívar

Grifo meu: na rede social Nicolás Maduro escreveu sobre o encontro com Celso Amorim (grande parte somente os dois, como diz o ex-chanceler):

-Sostuve un grato encuentro con la Delegación de la República Federativa de Brasil, encabezada por Celso Amorim. Estamos comprometidos con renovar nuestros mecanismos de unión y solidaridad que garanticen el crecimiento y bienestar de Venezuela y Brasil.

Nem precisa traduzir, né?!

J R Braña B.

A entrevista na íntegra em O Globo  pode ser lida aqui, para assinantes

 

Sair da versão mobile