PMRB intensifica fiscalização ambiental contra incêndios

Prefeitura de Rio Branco intensifica fiscalizações ambientais durante período de estiagem

incêndio

Ações intensificadas da Prefeitura visam prevenir queimadas e proteger o meio ambiente em época de seca

Fotos:  Marcos Araújo/Secom


PMRB – Buscando avançar na execução do Plano de Combate e Prevenção às Queimadas Urbanas de 2025, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou mais um dia de fiscalização ambiental em diferentes pontos da cidade. No sábado (12), as equipes estiveram monitorando áreas do Segundo Distrito.

Com o início da estiagem, a capital já sente os impactos das altas temperaturas e, consequentemente, o aumento dos focos de queimadas, o que afeta diretamente a qualidade do ar, desestabiliza o clima e agrava os casos de doenças respiratórias. Além disso, provoca sérios danos à fauna, à vegetação e compromete a qualidade de vida da população.

De acordo com o fiscal ambiental da Secretaria, Marconde Maia, as fiscalizações ocorrem durante todo o ano, mas são intensificadas nesse período mais crítico.

“De julho a setembro, enfrentamos meses muito secos, com quase nenhuma chuva. Qualquer queima de folhas no quintal, por menor que pareça, pode sair do controle e causar grandes danos. Por isso, orientamos que evitem qualquer tipo de queima de entulhos ou resíduos. A Prefeitura realiza a retirada desses materiais, basta entrar em contato”, destacou o fiscal.

Um importante aliado no controle dos focos de incêndio é o Sistema de Gestão e Monitoramento de Queimadas. A plataforma fornece dados como número de ocorrências, localização por regionais, tipos de queimada e outras informações que subsidiam a atuação preventiva e fiscalizatória dos órgãos ambientais.

O fiscal também reforçou a importância do canal de denúncias da Prefeitura, o “Guardião Ambiental”, que funciona como mais uma ferramenta de combate.

“Por ele, as pessoas podem facilmente, através do seu celular, fazer o registro de uma denúncia, se identificando ou não. Ela cadastra o telefone ou e-mail e vai receber uma devolutiva do que está sendo feito com o atendimento da denúncia feita. Além disso, a pessoa pode informar quem causou, colocar filmagens, fotos e posteriormente, acompanhar o atendimento dessa denúncia”, explicou Maia.

Para acessar, basta entrar em: meioambiente.riobranco.ac.gov.br ou, alternativamente, acessar o site da Prefeitura e seguir o caminho Portal > Portal da Semeia. Também está disponível o número de WhatsApp do Disque Denúncia Ambiental: (68) 3212-7466, que funciona como mais um canal direto com a população.

(PMRB)

 

Sair da versão mobile