Governo inaugura 70km de asfalto entre comunidades

Francisco de Oliveira, hoje com 44 anos, ainda era um menino quando a Comunidade Santa Luzia, na BR-364 entre os rios Liberdade e Juruá estava se formando. Naquela época era necessário um dia inteiro para percorrer o trajeto, hoje percorrido em 20 minutos. No sábado, 13, o governador Tião Viana entregou o trecho que liga a comunidade a Cruzeiro do Sul, recuperado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre).

br3646040216084_0aa988d5e5A entrega foi recebida com festa pela comunidade, que lembrou um dos fundadores, Juarez Ibermam, que hoje dá nome a escola local. “Eu fui um dos alunos que estudou na sala da casa dele quando a escolinha tava começando. Ele que fazia as picadas quando aqui era só mato. O sonho dele era ver isso aqui desenvolvido. Uma vez por mês ele chamava o meu pai para ajudar a escoar a água dos poços que se formavam na estrada e desatolar a caminhonete surrada que ele tinha conseguido comprar. Era a única da comunidade e a gente fazia a compra dos mantimentos do mês”.

Operação de guerra

Segundo o diretor do Deracre, Marcus Alexandre, a recuperação dos 70 quilômetros entre os rios Liberdade e Juruá, que beneficia a comunidade Santa Luzia, custou R$ 120 milhões. “Não queríamos fazer essa obra sem o melhor material, que é o seixo da fronteira da Colômbia e material de base de Rodrigues Alves. Encareceu os custos, não foi fácil. Na verdade, foi uma operação de guerra, mas valeu a pena porque é um trecho importante, bem movimentado e a comunidade merecia algo de qualidade”, explicou.