TRE vai realizar seminários eleitorais em sedes de Zonas

Registro de candidatura, propaganda eleitoral, prestação de contas, crimes eleitorais e captação de recurso de campanha. Estes são os temas a serem abordados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) durante os Seminários Eleitorais que irá promover em todas as sedes de Zonas Eleitorais do Estado a partir do dia 16 de junho.

eleitorO evento será realizado por meio da Escola Judiciária Eleitoral com o apoio das zonas, e terá como palestrantes juízes e promotores eleitorais, além dos servidores do TRE-AC. O objetivo é orientar pré-candidatos, dirigentes partidários, advogados, acadêmicos de Direito e demais interessados nos principais temas das eleições.

O primeiro município a receber o Seminário será Feijó, sede da 7ª Zona Eleitoral. Lá, o evento ocorrerá no dia 16, seguido de Cruzeiro do Sul (4ª Zona) no dia 18, e Sena Madureira (3ª Zona) no dia 20. O evento terá início sempre às 8h30 e encerramento às 17 horas.

Xapuri (2ª Zona) receberá o evento no dia 22 e Brasiléia (6ª Zona) no dia 23. No dia 26 será a vez do município de Tarauacá (5ª Zona) sediar o Seminário, e nos dias 27 e 28, Senador Guiomard (8ª Zona) e Rio Branco (1ª, 9ª e 10ª Zonas), respectivamente.

Para o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Glenn Kelson Castro, o evento é uma oportunidade de esclarecer dúvidas aos participantes do pleito eleitoral. “Os partidos políticos e pré-candidatos irão adquirir conhecimento das mais importantes etapas do processo eleitoral e isso fará com que eles ajudem a Justiça Eleitoral na fiscalização. Além disso, serão orientados quanto à prestação de contas, que hoje é capaz de tirar um candidato da participação do pleito”, destacou.