Ponte entre Acre e Rondônia começa ser construída no próximo ano

Ponte entre Acre e Rondônia começa ser construída no próximo ano

O edital para a contratação da Ponte do Abunã, sobre o Rio Madeira, sairá no próximo mês de novembro e as obras serão iniciadas no início de 2013, afirmaram nesta terça-feira (30) o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e o diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), general Jorge Ernesto Fraxe, a parlamentares das bancadas do Acre e de Rondônia. A informação é do senador Aníbal Diniz (PT-AC), vice-presidente do Senado.

anibalPreocupado com a questão e atento ao andamento do projeto de construção da ponte, ele articulou mais essa reunião no Ministério dos Transportes, onde foi, finalmente, anunciado o início da obra, cuja demora tem levado o senador Aníbal, reiteradas vezes, à tribuna do Senado. Ele, inclusive, levou o problema ao conhecimento da presidenta Dilma durante recente encontro que participou junto com o governador Tião Viana e com o senador Jorge Viana no Palácio do Planalto, oportunidade em que lhe expôs a situação por meio de fotografias das extensas filas que se formam às margens do Madeira a espera das balsas para a travessia.

“Nessa audiência de hoje, que contou com a ação unida das bancadas do Acre e Rondônia, conseguimos do diretor–geral do DNIT e do ministro Paulo Passos a confirmação que o edital de contratação para a ponte sobre o Rio Madeira sairá em novembro. E temos a garantia do próprio ministro de que o início das obras acontecerá até o verão de 2013”, destacou o senador Aníbal. “Esta é uma notícia muito positiva. A ponte irá diminuir a angústia das pessoas que hoje usam balsas para atravessar o rio e passam por muitos transtornos”, acrescentou.

A contratação da obra será feita pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que reduz o tempo das licitações. O regime especial foi criado em 2011 para ser aplicado nas obras da Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, mas, em julho, o governo decidiu estender o regime para as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), de modo a acelerar o andamento dos projetos.

Apoio – Segundo o senador Aníbal Diniz, o cronograma anunciado nesta terça-feira pelo ministério atende uma recomendação da presidente Dilma, que, em reunião no início de setembro com o governador do Acre, Tião Viana, e os senadores Aníbal e Jorge Viana, reiterou total apoio à construção da ponte do Abunã.

Na ocasião, os senadores reforçaram que a falta de uma ponte no trecho da BR 364 que corta o Rio Madeira é um problema que afeta a economia do Acre e provoca prejuízos à população do Estado. “Essa ponte é fundamental para o desenvolvimento econômico do Acre. A presidente Dilma a considerou como uma prioridade e nos delegou a missão de acompanhar de perto as etapas de sua execução”, afirmou Aníbal Diniz.

Participaram da reunião, pela bancada do Acre, o deputado Sibá Machado (PT), com apoio do senador Jorge Viana (PT), e pela bancada de Rondônia os senadores Valdir Raupp (PMDB) e Tomás Correia (PMDB), além da deputada Maurinha Raupp (PMDB).